Palestra debate os conceitos teóricos do patrimônio cultural

0
483

No próximo sábado (24/09), o Ponto de Cultura da AAPAH organiza a palestra “Vamos falar sobre patrimônio(s)?”. Serão abordados diferentes diretrizes como o patrimônio edificado, cultura material, museológico, arquivístico e imaterial. Serão tratados conceitos iniciais de história e memória, patrimônio e sociedade e os motivos para preservação.

falar-sobre-patrimonio

O evento acontecerá no Arquivo Histórico de Guarulhos, às 13h. As inscrições são gratuitas, bastar confirmar pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 11 3380-7772. O evento é aberto a todas as faixas etárias.

bruno_arquivo-historico-de-guarulhos_2016-copy
Arquivo Histórico de Guarulhos e seu acervo de patrimônio arquivístico. Crédito: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.

A palestrante será a especialista em patrimônio histórico e cultural, Helena Gomes, que é formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O Objetivo é fornecer o instrumental teórico-crítico necessário para a interpretação dos discursos e das práticas de preservação e/ou musealização, habilitando-os ao debate, à problematização e à proposição frente aos desafios contemporâneos desse campo disciplinar.

Os eventos do Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio são mantidos por meio de edital público com verba federal e municipal. O objetivo é aproximar o guarulhense com a história local e trabalhar o senso de pertencimento.