Orquestra Jovem toca neste sábado

1
469

 

Duas peças que fazem uma imersão aos ritmos mexicanos integram o programa do concerto deste sábado, 18, da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Segundo concerto da Temporada 2015, a apresentação será no Teatro Adamastor, às 20h, com entrada franca.

 

No programa,Sinfonia nº 39 em Mi Bemol maior, K 543 de Wolfgang A. Mozat (1756-1791);Sinfonietta, do compositor mexicano José Pablo Moncayo (1912-1958) e Suíte Mexicana, do também mexicano Eduardo Angulo (1954).

 

orquestra-guarulhos

Foto: Nicollas Ornelas

 

A escolha do repertório não foi por acaso: a OJM será regida, na ocasião, pelo maestro convidado, Jesus Medina. Mexicano, Medina é atualmente diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Monterrey. “Aideia é extrair o máximo da presença de um diretor convidado. Para isso, escolhemos duas situações diferentes: uma peça tradicional do repertório (Mozart), em que ele (Medina) possa mostrar sua interpretação particular. E peças da tradição do seu país de origem, para fazer justamente esta imersão à cultura mexicana”, explicou Emiliano Patarra, responsável pela direção artística e musical do grupo. “Infelizmente, no Brasil, se conhece pouco da cultura mexicana. Esta será uma oportunidade de ouvir seus ritmos. É tudo bem enérgico e dançante”, enalteceu.

 

O próximo concerto da Temporada 2015 será em 16 de maio, com a participação do violonista, reconhecido internacionalmente, Fábio Zanon.

 

A orquestra

 

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos foi fundada em dezembro de 2003 por iniciativa da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Guarulhos, tendo à frente o regente Emiliano Patarra, atual diretor artístico e musical do grupo. Corpo estável do Conservatório Municipal, a OJM tem suas atividades voltadas ao aprimoramento e a profissionalização de seus jovens instrumentistas. Ao todo, são 75 músicos em sua composição.

 

Nos últimos anos, vem se apresentando com grandes solistas convidados e também com conjuntos de música instrumental e vocal, como o Núcleo Hespérides Música das Américas, o grupo Mawaca, o Collegium Musicum de São Paulo, o Coral do Estado de São Paulo, entre outros. No decorrer desses anos, a orquestra participou da montagem de nove títulos de ópera, apresentados nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Campos do Jordão. Entre eles estão A Flauta Mágica – Mozart; La Traviata – Verdi; Lucia de Lammermoor – Donizetti; Gianni Schicchi – Puccini; Cavalleria Rusticana – Mascagni e O Barbeiro de Sevilha – Rossini.

 

Serviço

 

2º concerto da Temporada 2015 – Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos regida pelo maestro mexicano Jesus Medina

 

Dia: 18, às 20h

Local: Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

 

Entrada franca.

Retirada de ingressos uma hora antes do concerto. 

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos