IPTU em Guarulhos tem aumento de 6,15%

0
596

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017 devem chegar às residências dos guarulhenses com um reajuste de 6,15%. O aumento foi confirmado pela Secretaria de Finanças que não soube informar a quantidade de carnês emitidos neste ano. Em 2016 foram postados 345.890 carnês do tributo.

A expectativa de arrecadação será de R$ 442,6 milhões com o pagamento do IPTU. O valor é 7% superior ao registrado no ano passado, quando a arrecadação com o tributo foi de R$ 414 milhões.

iptu-guarulhos
Foto: Ivanildo Porto

O pagamento poderá ser efetuado a vista com 10% de desconto, de forma integral (cota única), até a data do vencimento da primeira parcela constante no carnê. O guarulhense poderá quitar o tributo em até 12 parcelas consecutivas de iguais valores. Para os contribuintes que tenham optado pelo pagamento parcelado ou em parcela única e que não possuam quaisquer débitos relativos ao IPTU até 31 de outubro de 2016, será concedido desconto de 5% do valor lançado para o exercício de 2017.

O valor arrecadado com o tributo na cidade é investido em serviços (obras de infraestrutura, pavimentação, entre outros) e equipamentos mantidos pela Prefeitura de Guarulhos. Cerca de 25%, no mínimo, da receita com o IPTU são destinados para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), outros 15% no mínimo são destinados para financiar ações e prestação de serviços na área da saúde, e 5% são destinados para a Câmara Municipal.

Reportagem: Rosana Ibanez

Fonte: Guarulhos Hoje