Guarulhos inicia vacinação casa a casa dos moradores do entorno do Zoológico

0
401

 

A Secretaria de Saúde de Guarulhos dará início nesta quinta-feira (25) à vacinação de casa em casa dos moradores do entorno do Zoológico Municipal, onde houve o óbito de um sagüi, após ser ferido em uma briga entre primatas e teve resultado positivo para vírus de febre amarela. A ação será realizada por três equipes compostas por auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

 

Assunto: Campanha de Vacinação contra a Gripe
Local: CECAP
Data:04.05.2015
Foto: Fabio Nunes Teixeira

 

Serão administradas inicialmente 500 doses por dia, começando pelas ruas mais próximas do Zoológico, localizado, na rua Dona Gloria Pagnoncelli nº 344, no Jardim Rosa de França. Caso algum morador da residência não esteja em casa para ser vacinado, os profissionais de saúde deixarão uma senha com horário marcado para que ele seja imunizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosa de França, que não integra a lista das 30 unidades que disponibilizam as doses e, portanto, somente irá atender os agendamentos.

 

Nos casos em que a casa estiver fechada, um aviso será colocado na caixa de correio, comunicando sobre a ação de vacinação e orientando os moradores a comparecer na UBS Rosa de França, para realizar o agendamento. Se houver algum idoso na residência, sem validação médica para receber vacinação de febre amarela, ele será encaminhado para uma consulta com o médico da unidade.

 

Além de imunizar a população do entorno do zoológico, os profissionais da Vigilância Epidemiológica da Região capacitarão os trabalhadores da UBS para a realização de ações de orientação e de prevenção junto à comunidade. Os agentes comunitários de saúde também farão visitas domiciliares para inspecionar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Segundo a diretora da Região de Saúde Cantareira, Virgínia Frassei, será garantida, gradativamente, a imunização de todos os moradores do entorno do Zoológico. “As pessoas não precisam procurar a unidade, somente nos casos em que houver a orientação, porque a UBS Rosa de França não realizará vacinação espontânea. Vale lembrar que quem já tomou uma dose da vacina em qualquer época da vida, já está imunizado”, explicou.