Eniac conquista 12 títulos e lidera Torneio Internacional de Robôs

0
606

 

O Centro Universitário Eniac, instituição referência em tecnologia e inovação, recebeu entre os dias 6 a 9 de junho, a 4ª edição do Torneio Internacional de Robôs (TIR), um dos maiores campeonatos gratuitos de robótica da América Latina. Sediado pela primeira vez em São Paulo, a edição contou com a participação de 125 times de dez estados brasileiros e da Argentina, Chile e Peru, que disputaram sete modalidades diferentes: dança, resgate no plano, resgate de alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, sumô MMA e cabo de guerra.

 

 

Com 17 equipes inscritas, o Colégio Eniac foi o grande vencedor desta edição. Foram 22 pódios, 12 vezes na posição de primeiro lugar, seis vezes em segundo e quatro vezes em terceiro, o que coroou a melhor participação do colégio no torneio. Em 2016, com uma única equipe, a instituição conquistou o primeiro lugar. No ano seguinte, com oito equipes inscritas, o colégio subiu ao pódio 12 vezes – nove vezes em primeiro, duas em segundo e uma em terceiro. O Eniac também foi destaque nos desafios extras, onde todos os alunos, independentemente do seu nível, idade e categoria, competiam em todas as modalidades.

 

Escolhida para sediar o evento pela infraestrutura e tradição em tecnologia, o Eniac considera o estudo de robótica de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. Sebastião Garcia Junior, professor do Eniac e coordenador local do campeonato, cita que “a área de robótica traz muitos benefícios para os alunos, como desenvolvimento do raciocínio lógico, aprendizagem em matemática e física, criatividade e língua estrangeira, além de motivá-los a buscar maneiras para solucionar situações adversas. Ficamos felizes em receber um evento desta proporção no Eniac e orgulhosos do trabalho realizado por todos os nossos alunos”, afirma.

 

Sebastião destacou que “a edição 2018 tornou-se exemplo para os próximos TIR. Além da competição, também tivemos a INOVAAC, o maior evento de inovação e tecnologia de Guarulhos. Recebemos durante os 4 dias de evento mais de 26 mil pessoas. Foi uma grande honra receber as 125 equipes em uma edição que se confirmou como o maior torneio internacional de robótica realizado até hoje pelo Torneio Juvenil de Robótica (TJR)”, finaliza.