Empreendedoras individuais são 32% das empresárias de Guarulhos

0
338

 

Conforme pesquisa do Sebrae a partir do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Guarulhos existem 52.890 mulheres empreendedoras. Destas, 32% montaram seus negócios individuas, ou seja, 16.857 optaram pelo segmento, segundo dados de janeiro deste ano, divulgado pelo Portal do Empreendedor.

Em comparação aos homens que somam aproximadamente 35,8 mil no empreendedorismo individual na cidade, a participação delas é quase a metade, um percentual de 47% das profissionais legalizadas pela prefeitura.

 

guarulhos-empreendedoras

As principais atividades desenvolvidas pelas empreendedoras individuais de Guarulhos são comércio varejista de vestuário e acessórios, cabeleireiros, cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, transporte rodoviário de cargas, bares e estabelecimentos especializados em servir bebidas alcoólicas.

Empresária do ramo de peças e assessórios para motos, Gisela Viera Araújo, 32 anos, afirma que sentiu o preconceito na hora de montar o seu negócio. “Tenho minha loja há seis anos e até hoje algumas pessoas olham torto, inclusive na hora de tentar um empréstimo junto ao banco. Mas gosto do que faço e quero expandir. Já penso em abrir uma segunda loja aqui mesmo na cidade”, ressalta.

Empreendedora individual há quatro anos, Maria José da Silva Malimpensa herdou da filha o seu negócio do setor de vestuário. “Sempre gostei do comércio e como minha filha decidiu mudar de área eu assumi a loja. Saí da Vila Madalena e vim para Guarulhos, pois vi na cidade um mercado promissor na época, diferente da crise econômica de hoje. Também adaptei a loja ao meu estilo”, comenta.

 

Fonte: Guarulhos Hoje