Dia Mundial da Conscientização do Autismo acontece neste domingo

0
433

 

O CIAAG – Centro de Integração e Apoio ao Autista de Guarulhos, com o suporte da Prefeitura, realizará uma série de atividades desta segunda-feira (27) até domingo (2), data em que se comemora o  Dia Mundial da Conscientização do Autismo e haverá um encontro especial promovido pela Associação Autismo e Sociedade, voltada para autistas e familiares. As inscrições são gratuitas.

 

autismo-mundial

 

Segundo o Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Toninho Messias, a conscientização é uma poderosa aliada no combate à discriminação. “Uma maneira de contribuirmos é divulgando os direitos das pessoas com autismo e o dia 2 de abril. Por isso, pedimos a todos os servidores para que usem alguma peça do vestuário com a cor azul na próxima sexta-feira (31). A maior incidência continua sendo em meninos, por isso a cor azul representa essa data. Para divulgar essa celebração, alguns pontos turísticos serão iluminados com a cor azul, é uma forma de chamar à atenção das pessoas para essa importante questão”.

 

Programação

 

Nesta 5ª Semana de Conscientização sobre o Autismo, as atividades tiveram início nesta segunda-feira, na FIG Unimesp (avenida São Luis, 315 / Sala 411 – Vila Rosália), com a palestra “Tenho um aluno autista e agora?, que foi ministrada por Alexandra Oniki.

 

Na quarta-feira (29), às 19h30, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (avenida Tiradentes, 3.591 – Bom Clima), acontecerá a palestra “Pacientes com necessidades especiais: uma realidade, eu estou apto a atender?”, com a Dra. Adriana Zink.

 

Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (30), às 19h30, a Dra. Sueli Rizutti fala sobre “Novas perspectivas do tratamento do TEA”, nas dependências da Associação Paulista de Medicina de Guarulhos (rua Darci Vargas, 64 – Centro) e do Dr. Wanderley Domingos tratar de “Autismo – novos desafios”.

 

 O CIAAG realiza esse evento todos os anos. As palestras são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 4307- 6634 ou pelo e-mail [email protected]

 

No sábado, dia 1º de abril, acontecerá a    7ª caminhada de conscientização sobre o autismo em Guarulhos. A saída será na Praça Getulio Vargas, s/n- Centro, às 14 horas.

 

Já no domingo (2), das 12 às 16 horas, a Associação Autismo e Sociedade, formada por um grupo de mães de autistas e técnicas terapêuticas, promoverá um encontro para acolhimento das pessoas com autismo e seus familiares. A atividade acontecerá no buffet Strick Nick (rua Paulo Lenk, 161, salão 2 – Centro). As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição até sexta-feira (31), pelo whatsapp 94749-1133 ou pelo e-mail  [email protected]

 

 

Autismo

 

Decretada pela Organização das Nações Unidas – ONU, desde 2008, essa data visa chamar a atenção das pessoas para as especificidades dos autistas.

 

O decreto federal 8.368 de 2014, regulamentou a Lei federal 12.764 de 2012 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, declarando que, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

 

Para muitos, as pessoas com autismo remetem a imagem de casos graves, que apresentam agressividade excessiva e inadequação social, porém há vários níveis dentro do Espectro Autista e até casos de genialidade como exemplo dos artistas Leonardo da Vinci, Michelangelo e do físico Albert Einstein.