Cartão Escola é aprovado em primeira votação

0
445
Os vereadores aprovaram ontem, em votação apertada, a criação do “Cartão Escola” para os estudantes da rede municipal de ensino. Com 14 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, a proposta seguirá agora para sanção do prefeito Sebastião Almeida.

O projeto, de autoria da vereadora Marisa de Sá (PT), determina o fornecimento aos estudantes de um cartão com crédito para a compra do material escolar diretamente na papelaria, sem intermédio da prefeitura. “Melhora a qualidade da educação, além de agilizar toda a distribuição garantindo que os estudantes já iniciem o ano letivo com o material necessário”, explicou a parlamentar.

 

cartão-escola

 

 O PL gerou inúmeras discussões na Câmara, já que para alguns vereadores a proposta permitirá que os créditos possam ser utilizados em outras aquisições, deixando sua finalidade original. Outros questionaram, ainda, se a Secretaria de Educação conseguirá liberar os créditos a tempo para a compra dos materiais, além de discordarem do valor da compra individual dos itens.

 

Acompanhando a votação na Casa de Leis estavam representantes da Associação dos Papeleiros de Guarulhos que defenderam a proposta. “Não é justo que os alunos sejam privados desse benefício por uma suposta e ínfima minoria que talvez utilize o recursos de maneira irresponsável e leviana”, destacou Fabiana Alencar Lopes, representante da associação.

Vale lembrar que esse tipo de cartão já funciona em diversas cidades brasileiras como Brasília, no Distrito Federal, onde foram beneficiados quase 130 mil alunos; e em municípios paulistas como Salto e Agudos, além de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

 

Fonte: Guarulhos Hoje