Campanha de vacinação contra a raiva animal entra na reta final

0
321

 

Termina no próximo dia 14 a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a Raiva em Guarulhos. Até lá, ainda serão instalados mais 72 postos com funcionamento das 9 às 16 horas, em sua maioria, cada dia em uma região diferente da cidade, para o atendimento cobrir todo o município.

 

Mais de 60 mil animais de estimação foram imunizados contra a raiva

 

A relação completa dos próximos locais de imunização pode ser obtida no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br. Balanço divulgado na última sexta-feira (25) aponta que até o momento foram imunizados 60.247 animais na cidade.

 

Depois dessa data, a população somente encontrará a vacina de forma gratuita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Santa Cruz do Descalvado nº 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso).

 

Devem ser vacinados contra a raiva todos os cachorros e gatos acima de três meses de idade, inclusive fêmeas em período de gestação e amamentação. A raiva não tem cura e leva à morte. Somente a vacina pode proteger os animais contra a doença e, conseqüentemente, o homem, já que o vírus pode ser transmitido às pessoas pela saliva contaminada.

 

A vacina é totalmente gratuita e não tem contra-indicação. Todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2436-3666.

 

Para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.