Câmara promoverá debate entre candidatos a prefeito de Guarulhos

0
417

 

A comissão organizadora formada por servidores da Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara apresentou esta semana as regras oficiais do debate que está sendo organizado pelo Poder Legislativo entre os candidatos a prefeito de Guarulhos.

 

debate-prefeito-guarulhos

 

As candidaturas Guti (PSB), Néfi Tales (PPL), Albertão (PSOL), Carlos Roberto (PSDB), Martelo (PSD) e Wagner Freitas (PTB) confirmaram presença no evento, diferente de Elói Pietá (PT), Eli Corrêa Filho (DEM) e Jorge Wilson (PRB) que não responderam ao convite sendo considerados desistentes pela comissão organizadora.

 

O debate entre os prefeituráveis será realizado ainda que só compareçam dois candidatos. O horário designado para a realização do debate poderá ser destinado à entrevista de candidato, caso apenas este tenha comparecido ao evento. Toda documentação legal para a concretização do evento foi encaminhada à Justiça Eleitoral. Ficou decidido por votação, que os candidatos convidados desistentes terão seus locais identificados, os quais permanecerão vazios durante toda a transmissão.

 

A TV Câmara Guarulhos foi a única emissora da cidade a promover um evento desta natureza pelo fato de somente ela disponibilizar os canais de acessibilidade exigidos pela legislação eleitoral, tais como closed caption, áudio descrição e libras.

 

Por mais que muita gente tenha demonstrado interesse em assistir ao debate dentro do plenário da Câmara, por motivos de segurança será impraticável a abertura do evento ao público devido ao espaço limitado. Como a TV Câmara não possui um estúdio de televisão, o local terá esta função, portanto só circularão no ambiente pessoas que estejam trabalhando no evento devidamente credenciadas.

 

Está sendo feito um cadastramento prévio de acompanhantes dos candidatos onde serão permitidos somente três assessores ou dois assessores mais o vice da chapa, sendo que apenas um deles poderá ficar sentado na área do plenário. Os demais ficarão nas galerias juntamente com a Imprensa local, cujos veículos deverão estar comprovadamente em circulação e também credenciados.

 

O debate, que será fechado ao público, ocorrerá a partir das 14h e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 7 da Net) e pela Web TV no site www.camaraguarulhos.sp.gov.br.

 

Além disso, o evento poderá ser assistido também pela população por meio de outros veículos parceiros que farão a transmissão simultânea, tais como canal 58 TV UHF aberto, TV Guarulhos canal 3 e ITV canal 12 da Net. Os principais sites da cidade, Guarulhos Web e Click Guarulhos, também farão parte da Rede de Comunicação formada. Mais interessados em veicular a transmissão do evento devem ligar para o telefone 2461-1238.

 

Formato

 

O debate será dividido em cinco blocos. Na abertura do 1º bloco teremos a apresentação das regras e posteriormente dos candidatos que responderão a uma pergunta única feita para todos pelo mediador. Já no 2º bloco, os prefeituráveis fazem perguntas entre si, com temática livre e ordem por sorteio. Na 3ª parte do evento, jornalistas da cidade farão questões diretas aos candidatos, sendo que na sequência teremos a segunda rodada de perguntas entre os concorrentes, fechando assim o 4º bloco. Por fim, no 5º e último bloco teremos as considerações finais de cada participante. A estimativa é de que o debate tenha 3 horas de duração. Haverá possibilidade de réplicas e tréplicas no segundo, terceiro e quarto blocos.

 

Regras

 

Os 9 candidatos a prefeito deverão comparecer ao plenário da Câmara Municipal com no mínimo 30 minutos de antecedência ao debate. Caso não compareçam até as 13h30 do dia 26 serão considerados desistentes. A medida se dá pela necessidade de ajustes técnicos, pois o debate começará em ponto às 14h.

 

Não serão permitidos apartes e manifestações de outros quando o candidato estiver fazendo o uso da palavra ou a qualquer tempo. O candidato acompanhará a contagem de seu tempo de fala em um monitor. Ao término do tempo estipulado, haverá um aviso sonoro. O mediador interromperá o candidato, se necessário, quando o tempo acabar e em último caso o som do microfone será cortado.

 

Não serão permitidas ofensas a candidatos, nem citação de questões referentes à vida particular de cada concorrente ou à de sua família. Será vedado o uso de equipamentos eletrônicos dentro do plenário. Todos os celulares, smartphones e tablets deverão estar desligados durante o debate.

 

Sorteios

 

Ordem das cadeiras – sorteio prévio na reunião de detalhamento já ocorrido, definindo a seguinte posição dos candidatos na ordem da esquerda para a direita, na perspectiva do painel eletrônico ao fundo: Guti (PSB), Nefi Tales (PPS), Albertão (PSOL), Eloi Pietá (PT), Eli Correa Filho (DEM), Carlos Roberto (PSDB), Martelo (PSD), Jorge Wilson (PRB) e Wagner Freitas (PTB).

 

Mediador: fará as perguntas para os candidatos seguindo a ordem das cadeiras sorteadas.

 

Candidato para candidato: em cada bloco, será sorteado o primeiro a perguntar, que poderá escolher a quem fazer a pergunta. Aquele que respondeu, perguntará ao próximo, não podendo retornar àquele que fez a pergunta. O último pergunta ao primeiro sorteado.

 

Jornalistas para candidatos: a ordem dos jornalistas será sorteada, assim como os candidatos a quem irão indagar. O número de jornalistas será igual ao número de candidatos a prefeito presentes.

 

Considerações finais: sorteio da ordem ao vivo.

 

Direito de resposta

 

Uma Comissão Julgadora, composta por juristas da própria Câmara e um representante da OAB, analisará pedidos de direito de resposta durante o programa. Os possíveis pedidos deverão ser solicitados durante o intervalo subseqüente pelo próprio candidato e/ou sua assessoria. Em caso de solicitações deste tipo no 5º e último bloco, o direito de resposta deverá ser solicitado de forma imediata (ainda no decorrer do debate) e estará garantido ao final do evento. O tempo limite para o exercício de eventual direito de resposta será de 1(um) minuto. Quanto aos ausentes que se considerarem prejudicados com as falas dos adversários presentes no debate, a solicitação deverá ser enviada posteriormente à comissão organizadora do debate dentro do prazo de 24 horas a contar do final do debate e será, então, encaminhada à Comissão Julgadora para análise.

 

Final

 

Após a realização do debate, todos os candidatos serão entrevistados pela TV Câmara (ao vivo), a cerca da própria realização do debate, cujas respostas terão tempo limite padrão de um (1) minuto. Na sequência, serão liberados para possíveis entrevistas com a imprensa local.

 

O diretor de Comunicação, Rádio e TV Câmara Guarulhos, jornalista Sérgio Lessa, falou sobre sua expectativa em relação à postura dos candidatos nesta reta final de campanha eleitoral: “Espero que haja por parte de todos os candidatos o desejo de apresentar e discutir propostas para a cidade, deixando de lado os ataques pessoais, que não levam a nada. Desta maneira, os eleitores indecisos conseguirão definir seus votos de forma consciente,”, afirmou. “Estamos felizes com a concretização deste debate, tendo em vista sua importância para toda a sociedade. O mérito vai para os servidores de todos os escalões da Câmara que não mediram esforços para a realização do evento. Estão todos de parabéns”, acrescentou.