Biblioteca Monteiro Lobato tem mostra sobre devotos da Festa de Bonsucesso

0
315

 

Até o próximo dia 16 de setembro, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados das 9 às 14 horas, o espaço de exposições da Biblioteca Monteiro Lobato recebe a mostra do jornalista Alexandre de Paulo sobre “Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso”. O acervo registra momentos de fé dos devotos de Nossa Senhorade Bonsucesso. A entrada é gratuita.

 

mostra-devotos-bonsucesso

 

A exposição reúne mais de 30 imagens, em preto e branco, capturadas durante a 262ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, realizada no ano de 2003. De Paulo registrou a participação de homens e mulheres em eventos significativos da festa, como por exemplo, a Carpição, momento marcado por extrema religiosidade. “Minha preocupação foi mostrar a fé, devoção e o poder curativo da terra, mantendo assim a memória desta tradição que se perpetua na cidade há quase 300 anos”, explicou o autor.

 

De acordo com o Alexandre, as imagens também destacam o convento das freiras, localizado atrás da Capela Nossa Sra. Aparecida, no Inocoop, e os objetos deixados pelos fieis na sala dos devotos, que fica no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Todo o acervo dessa exposição foi doado pelo fotógrafo à Prefeitura de Guarulhos, em 2004.

 

Alexandre de Paulo

 

Alexandre de Paulo é guarulhense e se graduou em Jornalismo pela Universidade Guarulhos. Em 2002, ele recebeu uma bolsa de estudos para a Oficina de Fotojornalismo com o americano Stephen Ferry, na Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, em Cartagena de Las Índias, na Colômbia, cuja experiência, foi um divisor de águas em sua carreira.

 

Em Guarulhos, atuou em diversos veículos de comunicação. Trabalhou no Jornal Olho Vivo por 12 anos como fotógrafo; editor de fotografia, subeditor e editor no Diário de Guarulhos entre 2008 e 2012. Desde janeiro de 2016, Alexandre segue como editor dos jornais Metrô News e Folha Metropolitana.

 

Atualmente, faz parte da agência de fotojornalismo ADPhoto, dedicando-se à mostra de seus trabalhos nessa área, como a série de reportagens “Haiti, o passado presente”, publicada em quatro cadernos especiais, e a exposição Um olhar sobre o Haiti.

 

Serviço

 

Exposição “Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso”

 

Data: até 16 de setembro, de segunda a sexta das 9 às 18 horas; sábados, das 9 às 14 horas

Local: Salão Expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato

Endereço: Rua João Gonçalves, 439, Centro – Guarulhos

Entrada Gratuita