Alunos da classe bilíngue de educação de surdos de Guarulhos venceram pela quarta vez consecutiva o Campeonato Artístico-Literário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o concurso mais importante do Brasil voltado à comunidade surda e à valorização de boas práticas inclusivas por meio da arte, da literatura e do papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As últimas edições foram realizadas em 2020, 2022 e 2024.

Os participantes celebraram a vitória com muita alegria e emoção nesta sexta-feira (5), durante a entrega oficial das medalhas em São Carlos, interior de São Paulo, reunindo familiares e professores de diversas regiões. Mais de 300 alunos participaram, representando nove estados e 31 cidades de diferentes partes do Brasil. Ao todo, 40 instituições educacionais estiveram envolvidas.
Promovido pelo programa #CasaLibras da UFSCar, o campeonato reconheceu a criatividade e o protagonismo dos alunos surdos de Guarulhos em duas categorias: na categoria Educação Infantil, a EPG Crispiniano Soares ficou em primeiro lugar; e na categoria Ensino Fundamental I, a EPG Anísio Teixeira também ficou em primeiro lugar.
O campeonato incentiva a criação de produções artísticas e literárias a partir da abordagem de temas atuais e de trabalhos interdisciplinares, fortalecendo o protagonismo dos estudantes surdos e dando visibilidade à Libras como língua de criação, instrução e expressão.
Nesta edição, a proposta uma releitura artística da história “Nova série – As aventuras de CaLi: CaLi em Recife”, utilizando o personagem CaLi como inspiração por meio da técnica de colagem, valorizando a beleza da região nordestina e forma de expressão identitária e cultural. Além disso, reúne a autoria de três importantes artistas surdos: os poetas Cláudio Mourão e Yanna Porcino, e a artista plástica surda Kilma Coutinho.
A avaliação é conduzida por uma comissão da equipe #CasaLibras, que analisa e seleciona criteriosamente os trabalhos com rigor acadêmico, contribuindo para o avanço da educação de surdos nacional.
Programa Educacional Bilíngue de Surdos
Segundo o coordenador de programas educacionais, Rafael Miguel, a conquista do campeonato para Guarulhos em 1º lugar por quatro vezes consecutivas vai muito além de medalhas e troféus. Ela evidencia a potência de investimentos contínuos em propostas pedagógicas inovadoras e verdadeiramente bilíngues para surdos sustentadas por mediações qualificadas e por um consistente programa de formação de professores bilíngues de surdos na rede municipal, de forma sistemática e específica.
O 4° Campeonato fortaleceu ainda mais o direito às diferenças, valorizou a cultura surda e o pertencimento dos estudantes, além de promover a troca de experiências entre educadores de todo o país.



