A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prendeu seis foragidos da Justiça em julho com o auxílio de câmeras de monitoramento e de reconhecimento facial instaladas na Central de Segurança Integrada (CSI). As ferramentas tecnológicas são operadas pelos agentes que, ao identificar situações criminais, acionam a Central 153, responsável pelo despacho por radiocomunicação de uma viatura mais próxima para a averiguação.
Quatro prisões ocorreram com a ajuda do sistema Muralha GRU, parceria com o sistema Detecta da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A ação mais recente foi efetuada por agentes da Inspetoria Centro, na terça-feira (29), quando o foragido transitava com um veículo pela região central.
Outras duas detenções ocorreram na região do Pimentas e do Bonsucesso, por agentes da Inspetoria Leste, respectivamente na terça e na quinta-feira (31), com o auxílio de uma plataforma de reconhecimento facial, sendo as primeiras com este recurso tecnológico instalado na CSI. Um dos foragidos tinha mandado de prisão pendente de cumprimento por estupro de vulnerável desde 2015. Ele foi encaminhado ao 4º Distrito Policial, onde o delegado de polícia registrou auto de captura.