Nos dias 7 e 8 de março, o Parque Bosque Maia recebe a primeira edição do Festival Sabores e Luzes da Coreia, evento gratuito que promove uma imersão na cultura e na gastronomia coreana. A programação acontece das 11h às 21h, com decoração de 1,5 mil lanternas coloridas, atividades gratuitas abertas ao público e muita comida típica. O festival é organizado pelo Cola Em Sampa.

A culinária é um dos destaques do evento, reunindo pratos tradicionais que se popularizaram globalmente com a expansão da chamada “onda coreana” (Hallyu).
Entre as opções estão
- hot dog coreano;
- topokki (bolinhos de massa de arroz com molho agridoce e picante);
- frango frito coreano;
- bulgogi (finas de carne marinadas em um molho doce e salgado à base de shoyu, açúcar, alho e óleo de gergelim);
- bibimbap (“arroz misturado” em uma tigela de arroz branco quente coberta com vegetais salteados);
- mandu (bolinhos recheados com vegetais);
- ramyeon (macarrão instantâneo);
- kimchi (acelga em conserva) — alimento reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Para quem prefere doces, o tanghulu (frutas frescas (como morango, uva) espetadas em palitos de bambu e cobertas por uma calda de açúcar cristalizada, fruta caramelizada típica asiática, também integra o cardápio.

ATIVIDADES GRATUITAS
A programação cultural reforça a força do K-pop e dos doramas, fenômenos que ampliaram o interesse mundial pela Coreia. O público poderá participar de competição de dança, dinâmicas interativas, game rounds, tributo a PSY, oficina de caligrafia coreana, aulão de K-pop com coreografias de grandes sucessos, além de apresentações de play dance e outras atividades culturais, todas gratuitas.
“É uma experiência inédita, voltada tanto para fãs quanto para quem deseja conhecer mais sobre a cultura coreana. Serão dois dias com experiências ao ar livre, combinando música, gastronomia e tradição em um dos principais espaços públicos de Guarulhos, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A expectativa é reunir famílias, grupos de amigos e admiradores da cultura coreana em uma programação interativa e acessível”, explica Willian Vendramini, cofundador do Cola em Sampa.
SERVIÇO
Festival Sabores e Luzes da Coreia
Data: 7 e 8 de março
Horário: das 11h às 21h
Local: Parque Bosque Maia – Guarulhos
Entrada gratuita
Evento pet friendly
Organização: Cola Em Sampa
Informações: @colaemsampa @saboreseluzesdacoreia
Apoio: Secretaria de Cultura e Turismo de Guarulhos
PROGRAMAÇÃO
Obs: Essa programação poderá sofrer alterações
SÁBADO – 07/03
12h – mágico Jin Young Choi, (Shoi)
13h – Aulão de K-pop
Aula aberta ao público com coreografias inspiradas nos maiores sucessos do pop coreano.
15h – Momento Guerreiras do K-pop com KC-Girls
Apresentação cover de um dos maiores hits coreanos com a música Golden do filme “Guerreiras do K-pop” que recentemente ganhou o Globo de Ouro
16h – Random Play Dance
Momento interativo em que o público dança ao som de trechos surpresa de músicas de K-pop.
17h – Oficina de Caligrafia Coreana
Vivência cultural apresentando técnicas tradicionais da escrita coreana, aproximando o público da herança cultural do país.
18h – Cenas de Dorama
Mais um momento dedicado às trilhas e interpretações que marcaram a expansão dos dramas coreanos.
19h – Random Play Dance
Momento interativo em que o público dança ao som de trechos surpresa de músicas de K-pop.
20h – PSY Cover com Boni Tao
21h – DJ K-pop Music
DOMINGO – 08/03
14h – Games: Round 6
Atividade interativa inspirada na série sul-coreana de sucesso internacional, com dinâmicas que envolvem o público de forma lúdica.
15h30 – Guerreiras do K-pop
Apresentação especial do grupo com coreografias vibrantes e interação com o público, destacando o protagonismo feminino no cenário do K-pop.
16h – Games: Batatinha Frita 1, 2, 3
Versão interativa do jogo que se tornou símbolo da cultura pop coreana recente.
17h – PSY Cover com Boni Tao + Músicas de Dorama
Apresentação temática que mistura grandes sucessos do K-pop com trilhas emocionantes de doramas.
18h – Malufinho (Violinista)
Performance instrumental especial com versões de músicas inspiradas na cultura asiática contemporânea, trazendo sensibilidade e emoção ao festival.
19h – Cenas de Dorama
Encenação e trilhas que remetem aos momentos mais icônicos das séries coreanas.
20h – Caligrafia Coreana
Interação com o público
21h – DJ K-pop Music
Encerramento do dia com set especial de K-pop e hits coreanos.



