Oficina de panetone na Casa da Mulher abre oportunidade de renda extra

0
10

 

Com objetivo de oferecer conhecimento para que as assistidas possam obter uma renda extra no fim do ano, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres realizou na tarde desta quinta-feira (13) a oficina de panetone na Casa da Mulher Guarulhense Haroldo Veloso. A atividade já aconteceu também na unidade Vila Galvão, no início do mês.

 

Foto: Marcio Lino / PMG

A oficina de panetone representa mais uma ação concreta da subsecretaria no fortalecimento da autonomia econômica das mulheres do município, segundo a gestora da pasta, Vanessa de Jesus, que acompanhou a aula.

 

Ao oferecer capacitação prática e acessível, de acordo com Vanessa, possibilita-se que mulheres encontrem novas oportunidades de renda e ampliem suas possibilidades de sustento. Ela agradeceu à professora voluntária e a sua equipe pelo trabalho dedicado, que reforça o compromisso em promover formação, acolhimento e caminhos reais para a independência financeira das mulheres de Guarulhos.

 

A aula foi ministrada pela professora voluntária Sandra Valentin com auxílio da servidora da pasta Rosiléia Santos, que abordou itens como elaboração da esponja (pré-fermento para ativação do fermento biológico), tipos de farinha de trigo, dicas sobre essências, ponto da massa (véu), como tirar do forno para não murchar, entre outros.

 

O panetone custa caro e nem todas as pessoas conseguem comprá-lo, segundo Sandra, e o custo de um panetone caseiro é um terço do preço encontrado no mercado. Além disso, há a garantia de que foram usados ingredientes naturais e de qualidade.

 

A moradora do Parque Santos Dumont, Poliana Siqueira Florentino, de 52 anos, inscreveu-se para a oficina para aprender a elaborar panetones e vender para a vizinhança onde vive. Solteira e mãe de cinco filhos, Poliana faz doces, bolos e salgados para garantir o sustento da casa. Ela pretende fazer os produtos por um valor mais acessível e assim conseguir vender para fregueses no seu bairro.