Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam na terça-feira (8) um homem por crime ambiental após encontrarem nove pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no bairro Taboão.
Durante policiamento preventivo municipal pela rua Cuiabá, a equipe avistou as aves expostas em gaiolas na área externa de uma residência. Entre os animais, havia um exemplar da espécie bico-de-pimenta, classificado como vulnerável e em risco de extinção.
O responsável não apresentou nenhuma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a posse das aves. Diante da situação, ele foi conduzido à Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), juntamente com os animais.
No local, foram registrados auto de apreensão dos pássaros e boletim de ocorrência por crime ambiental, com base no artigo 29 da Lei 9.605/98, que prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem capturar ou manter espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização.
As aves — quatro picharros, um pintagol, um galo-de-campina, um bico-de-pimenta, um sabiá-poca e um sabiá-laranjeira — foram encaminhadas pela GCM ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), onde receberão cuidados médico-veterinários antes de serem reintroduzidas na natureza.