Entre os dias 23 e 27 junho, agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarulhos realizaram ações em 55 bairros do município. As atividades incluíram bloqueios com remoção mecânica de criadouros, vistorias em pontos estratégicos e atendimento a denúncias da população. O objetivo dessas ações é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e conter a transmissão da dengue na cidade, que já contabiliza 5037 casos confirmados e dois óbitos.
Na segunda-feira (23), as equipes atuaram com bloqueio nos bairros Paraventi, Jardim Albertina e Jardim Adriana, enquanto as ações voltadas ao atendimento de denúncias e verificação de focos de dengue ocorreram no Mato das Cobras, Bonsucesso e Cumbica. Inspeções em pontos estratégicos ocorreram no Parque Alvorada, Vila Pires, Jardim Brasil, Parque Primavera, Paraíso e Recreio São Jorge.
Na terça-feira (24), os trabalhos de bloqueio foram realizados no Jardim Jovaia, Vila das Bandeiras e Flor da Montanha. Já as inspeções em pontos estratégicos, locais com maior risco de infestação do mosquito, abrangeram Água Chata, Aracília, Jardim Piratininga, Vila Izildinha, Jardim Fátima e Jardim Santa Terezinha. Atendimentos a denúncias e focos da dengue foram realizados no Morros, Vila Rio, Centro e Jardim Cocaia.
Na quarta-feira (25), os bairros Vila Zamataro e Parque Jurema receberam as ações de bloqueio. As inspeções em pontos estratégicos ocorreram em diversas regiões: Ponte Grande, Jardim Presidente Dutra, Jardim Fátima, Jardim Santa Terezinha, Paraíso, Taboão e Bela Vista. Denúncias e focos de dengue foram atendidos nos bairros Capelinha, Bonsucesso, Jardim Bom Clima e Ponte Grande.
Na quinta-feira (26), os bloqueios aconteceram no Macedo, Parque Jurema, Jardim Albertina, Cumbica e Vila Rosália. Os pontos estratégicos trabalhados incluíram Jardim Munhoz, Vila São Rafael, Itapegica, Vila Paraíso, Jardim Maria Dirce, Picanço, Cidade Seródio e Haroldo Veloso. Denúncias e focos de dengue abrangeram Jardim Bom Clima, Taboão, Jardim São João, Jardim Bananal e Lavras.
Na sexta-feira (27), os bairros Jardim das Acácias, Macedo, Vila Progresso e Vila Galvão foram alvo das ações de bloqueio. As inspeções em pontos estratégicos se concentraram no Jardim Zaira, Bonsucesso, Jardim Fortaleza, Vila Fátima, Bom Clima, Vila Flórida, Cocaia, Santos Dumont e Bananal. As equipes também atenderam denúncias e focos de dengue nos bairros Morros e Recreio São Jorge.
Vale lembrar que qualquer munícipe, instituição pública ou particular pode colaborar denunciando locais com possíveis criadouros do mosquito. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected], com endereço e, se possível, fotos do local.