A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizou duas importantes ações de proteção à fauna na última quinta-feira (15), que resultaram na captura de uma cobra jararaca e no resgate de sete pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro.
A primeira ocorrência foi registrada na rua Amarilis, no Parque Residencial Bambi, onde moradores acionaram a equipe especializada para a remoção de uma serpente que estava na via pública. Utilizando equipamentos apropriados e técnicas de manejo seguro, os agentes realizaram a captura da jararaca, garantindo a segurança da população e do animal. A cobra foi encaminhada ao Instituto Butantan para os devidos cuidados.
Já no Jardim Ansalca, na rua Baianópolis, a equipe encontrou cinco gaiolas contendo sete pássaros silvestres, sendo quatro coleirinhos e três canários-da-terra, mantidos em cativeiro ilegal. Também foram apreendidos dois alçapões, armadilhas utilizadas para captura irregular de aves. Não foi possível identificar responsáveis pela infração ambiental. As aves foram resgatadas e levadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), onde permanecem sob os cuidados de biólogos e veterinários.
A GCM de Guarulhos reforça a importância da denúncia de crimes ambientais e destaca que a preservação da fauna silvestre é fundamental para o equilíbrio ecológico.