Talento e trabalho eficiente, uma soma que gerou excelentes resultados para a EPG Gilmar Lopes (Jardim Bananal) na disputa da 51ª edição da Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG). Ao todo os alunos do 5º ano conquistaram dez medalhas no atletismo masculino e feminino, sendo três de ouro, cinco de prata e duas de bronze, levando a escola ao título geral na categoria pré-mirim feminino e ao vice-campeonato geral no pré-mirim masculino.
O olhar atento e o bom planejamento nas aulas de educação física, ministradas pelo professor Rafael Barbosa, além do grande potencial esportivo dos alunos, foram os ingredientes fundamentais para obter bons resultados na competição.
“Eles têm um repertório motor muito bom e sempre observei isso durante as aulas. A gente participava dos Jogos Escolares Municipais, mas sempre tinha aquela vontade de estar na OCG. Neste ano deu certo e graças às capacidades cognitiva e motora deles nos levaram a tantas medalhas”, disse Barbosa.
A EPG Gilmar Lopes ficou à frente de colégios particulares como Marconi, Autêntico e Parthenon, que possuem um histórico de investimento no esporte de alto rendimento. Segundo Barbosa, mais do que a euforia pelos pódios, o desempenho das crianças gerou autoconfiança e a vontade de disputar novamente. “Foi um feito inédito na rede municipal e os alunos sabem disso. Ficaram extasiados e viram que com dedicação e esforço é possível chegar a lugares altos”, comentou.
A 51ª edição da OCG conta com 142 instituições de ensino e vai mobilizar cerca de 11 mil alunos em 16 modalidades esportivas até esta sexta-feira (29), sendo a maior de todas já realizadas pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.