Raízes cimentadas colocam em risco árvores

0
1403

 

Além das 37 árvores tombadas até o momento devido às chuvas do verão 2015, um procedimento muito comum pode causar a morte de centenas de outras espécies. A colocação de cimento ou concreto para evitar o crescimento das raízes das plantas é uma cena típica que pode ser encontrada em diversas calçadas da cidade.

O ato aparentemente inofensivo e de segurança, impede a absorção da água e dos nutrientes orgânicos por parte das raízes, o que pode causar a morte das árvores. Neste caso, a ação se caracteriza como delito, de acordo com o art. 49, da Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/98.

 

arvores-guarulhos

Um exemplo flagrado por um leitora do jornal Guarulhos Hoje pode ser conferido na avenida Otávio Braga de Mesquita. “As pobrezinhas estão com concreto no pé e não podem absorver a água da chuva. Três delas já morreram. Tentei várias vezes pedir providencias à prefeitura, mas sem sucesso”, comenta Sandra Souza.

O autônomo João Alfredo Lima, 51 anos, morador da Cidade Soberana, adotou o método, mas garante que não sabia se tratar de um ato irregular. “Fiz após outra árvore cair depois de uma tempestade. Fiquei com medo de que outras caíssem em cima de alguém ou algum carro, além de evitar que as raízes quebrem a calçada. Não pensei duas vezes”, justifica.

 

A pena para este tipo de crime é de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

 

Fonte: Guarulhos Hoje