Walcyr Carrasco, Juca Kfouri e Lázaro Ramos no Salão do Livro de Guarulhos

0
585

 

Entre muitas personalidades e autores renomados, o Salão do Livro de Guarulhos, em sua quinta edição, terá a participação do jornalista Juca Kfouri e do novelista Walcyr Carrasco. O evento será realizado no Centro de Educação Adamastor, de 16 a 25 de maio.

Carrasco, porém, quer falar especificamente para professores, enfatizando sua produção literária, embora seja como autor de novelas que ele seja mais conhecido. Ele falará no dia 16, às 14h30.

 

lancamento-salao-do-livro-guarulhos

Essa vontade dele foi informada pela coordenadora do Salão do Livro, a diretora de Orientações Educacionais, Sandra Soria, durante o lançamento solene do evento, na manhã de quarta-feira, com a presença do prefeito Sebastião Almeida (PT), da secretária de Educação, professora Neide Marcondes, e do deputado estadual Auriel Brito (PT).

Está confirmada também a presença de Ignácio de Loyola Brandão, Laerte, Luiz Talit, Pedro Bandeira, Daniel Munduruku, Karina Buhr e outros autores. O ator e escritor Lázaro Ramos fará programação para crianças, quando autografará seu livro de poesias “Caderno de Rimas do João”.

Os vários ambientes do Centro Adamastor estarão homenageando autores famosos como Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus e Eva Furnari, bem como o professor Adolfo Vasconcelos Noronha, fundador da Academia Guarulhense de Letras.

A AGL ocupará um espaço, no qual estarão expostas e à venda obras de escritores guarulhenses. No decorrer do Salão, vários lançamentos de livros estão previstos nesse recinto.

 

Abertura

No dia 16, além de Walcyr Carrasco, haverá palestra de Pedro Bandeira, às 17h. Às 19h30, será a abertura oficial pelo prefeito e outras autoridades. Às 20h, apresentação musical do grupo “As Despejadas”, formado por alunas da rede estadual de ensino de Guarulhos, cujo repertório discute questões sociais da atualidade.

 

Novidades

Neste ano, haverá estandes de 45 editoras. Está prevista a presença de 19 mil alunos da rede municipal, que serão transportados por cerca de 500 ônibus. Cada um deles receberá um livro adequado para sua faixa etária.
Complementarmente, outros 10 mil alunos, de 15 escolas municipais, participarão de atividades culturais em CEU (Centros de Educação Unificados), em bairros da cidade. Eles também receberão livros adquiridos pela Prefeitura.
Os educadores da rede municipal ganharão vales de R$ 150 para adquirir obras no Salão do Livro.

Grupos de alunos da rede estadual e particular que quiserem visitar o Salão devem fazer cadastro antecipado pelo sistema de inscrição, no site educacao.guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro/2016, por meio do qual também se poderá conferir a programação completa.

 

Horários

Aberto para todo público, o Salão do Livro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e no sábado e domingo, das 10h às 22h

A realização é em parceria com a Libre – Liga Brasileira de Editoras. Rogerio Corrêa é o produtor geral do evento. Sandra Soria informou que o Salão do Livro conta com uma Comissão Organizadora composta por funcionários de diversas Secretarias, que estão trabalhando integrados para que o evento, que já é conceituado nos meios literários, reforce a tradição de Guarulhos como “Cidade Amiga da Leitura”.

 

Fonte: Click Guarulhos