Visita monitorada no Zoo de Guarulhos

1
939

 

De mau somente a fama. O Lobo-guará é um dos responsáveis pela conservação da vegetação do cerrado brasileiro.

 

Desmitificar os estereótipos que contribuem para a extinção desse animal é uma das funções da visita monitorada que o Zoo de Guarulhos realizou nesta quarta-feira (17) no Museu de Ciências Naturais para os alunos da escola Municipal de Poá, professora Walkiria Jannoni.

 

lobo-guarulhos

Museu das Ciências Naturais do Zoo de Guarulhos/Crédito da foto para Jair Malavaz

 

A iniciativa integra também a campanha2015: o ano do Lobo-guará, que é uma ação da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) para preservar um dos símbolos de conservação de bioma brasileiro.

 

A agente de administração do Zoo Jussara Cavalcante explicou às crianças durante o passeio que as sementes do fruto lobeira, encontradas nas fezes do lobo, são fundamentais para a disseminação dessa planta, que cresce em áreas desmatadas no Cerrado durante o ano inteiro. A espécie é da família dos canídeos, a mesma dos cachorros domésticos. Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus.

 

No museu, os alunos conheceram um exemplar do animal empalhado. Jussara explicou um pouco mais dos seus hábitos, que se alimenta de animais pequenos e frutas. Gosta de sair à noite e está longe de ser agressivo. Por ser muito tímido, evita a proximidade com as pessoas. Um perigo queenfrenta é o grande desmatamento das áreas de Cerrado. Dessa forma, perdem seu habitat e sua possibilidade de encontrar alimento e abrigo.

 

Depois de muita informação, os alunos foram conhecer Clara, a Lobo-guará que vive no local há 10 anos. Ela ainda não teve filhotes porque o Zoo não encontrou um macho para acasalar. Segundo a veterinária Claudia Iayara, eles são monogâmicos e se reproduzem uma vez por ano, com no máximo duas crias. “Tudo isso contribui para sua extinção, além da destruição do seu habitat e da morte predatória”, concluiu.

 

Quem se interessar pelo assunto, não pode perder as próximas visitas monitoradas, que acontecem nos dias 19, 23 e 30, em dois horários: pela manhã, às 9 horas; e, à tarde, às 14 horas.

 

Serviço

 

Zoológico de Guarulhos

 

Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França – Guarulhos

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos