Vacinação contra a febre amarela prossegue em 27 UBS

0
992

 

Nesta segunda-feira (27) a vacinação contra a febre amarela foi ampliada em Guarulhos. Agora são 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem as doses contra a doença: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga,  Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.

 

 

Com essa ampliação, mais de 92 mil pessoas já foram vacinadas preventivamente na cidade. A vacina contra a febre amarela passou a ser administrada em dose única desde abril passado, após estudos científicos que comprovam a eficácia de somente uma aplicação. Sendo assim, crianças e adultos que já tomaram a vacina, não precisam mais se imunizar contra a doença ao longo da vida. Por isso, é fundamental levar a carteirinha de vacinação até os postos para análise do profissional de saúde.

 

Não devem tomar a vacina crianças menores de nove meses de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e os portadores de doença autoimune (com baixa imunidade). Já as pessoas com mais de 60 anos devem apresentar a prescrição médica para se vacinar.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave transmitida através da picada de mosquitos, com dois ciclos de transmissão: urbano (transmitida através do Aedes aegypti ao homem) e silvestre (em áreas florestais, transmitida através do mosquito Haemagogus aos macacos (primatas não humanos).  No Brasil, o último registro de caso de febre amarela urbana foi em 1942.