Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira, mas procura continua baixa nas UBS

0
555

 

A cidade de Guarulhos imunizou até o momento169.696 pessoas contra a gripe. O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que 41,67% das pessoas que integram os chamados grupos de risco ainda não se vacinaram e a campanha, que foi prorrogada por 15 dias, se encerra nesta sexta-feira, dia 15.

 

Foto: Márcio Lino/PMG

 

O público com maior cobertura vacinal até o momento é de trabalhadores da Saúde (96,42%), seguido pelos idosos (83,97%), pessoas com doenças crônicas (59,17%) e puérperas, ou seja, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (51,24%). Entre os grupos com menores índices de vacinação estão as gestantes (36,80%) e as crianças entre seis meses e cinco anos (31,72%).

 

Transmissão – como evitar

 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou pelas mãos, que ao tocar superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Estima-se ainda que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até duas pessoas não imunes, sendo que as crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão.

 

Para impedir a disseminação do vírus é importante evitar o contato próximo com outras pessoas; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; evitar tocar olhos, nariz e boca; bem como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel 70% após tossir, espirrar ou tocar superfícies como maçaneta.