Universidade Aberta forma nova turma em pedagogia

0
460

 

Mais 25 formandos do curso à distância de Licenciatura em Pedagogia da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) foram diplomados na última sexta-feira, dia 31, em solenidade de colação de grau, realizada no anfiteatro Florestan Fernandes da UFSCAR. Os alunos foram beneficiados pelo programa do governo federal Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é desenvolvido em Guarulhos pela Escola de Administração Pública Municipal (ESAP), vinculada à Prefeitura de Guarulhos. 

 

 

O programa da UAB é um sistema integrado por universidades públicas,  que oferece cursos de nível superior para camadas da população, cuja renda muitas vezes impede o acesso à formação universitária. Os cursos são realizados na modalidade à distância, num processo de ensino e aprendizagem em que o aluno encontra suporte pedagógico por meio dos professores em cada disciplina, tutores à distância e tutores presenciais.

 

O aluno possui dois ambientes para a realização dos estudos: o presencial no Polo Municipal de Apoio Presencial da UAB, coordenado pela Escola de Administração Pública de Guarulhos (ESAP) e no Ambiente virtual de Aprendizagem.

 

A UAB atende, prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

 

ESAP

 

A ESAP promove ações de capacitação, com cursos presenciais e à distância, treinamentos em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios ou estágios, palestras, seminários, congressos, desde que contribuam para a atualização profissional e o desenvolvimento do servidor e que se coadunem com as necessidades institucionais dos órgãos da administração, direta e indireta do município.