Escolhida para ofertar o curso de medicina em Guarulhos, a Universidade Nove de Julho (Uninove) já está instalada em um edifício recém-concluído na avenida Monteiro Lobato, ao lado do 1º DP de Guarulhos.

 

faculdade-medicina-guarulhos

 

A instituição passa por vistoria do MEC para saber se a estrutura está apta para receber os alunos em regime de internato (laboratório, infraestrutura, corpo docente, entre outros). As unidades de saúde de Guarulhos também estão sendo avaliadas. A ideia é que os alunos utilizem os hospitais, Upas e UBSs da cidade para estudos práticos e futuras contratações. A avaliação termina nesta quarta-feira, 10.

 

Em contato com a Uninove, foi informado ao Click Guarulhos que a instituição só irá se manifestar após aprovação e publicação do MEC. Questionada sobre a possibilidade de ampliação dos cursos na cidade, respondeu que é possível, porém, serão abertas apenas graduações na área da saúde.

 

Em Guarulhos, serão ofertadas 100 vagas para o curso de medicina. O município faz parte dos 39 escolhidos pelo Ministério da Educação, que levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica.

 

A ação faz parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que visa à expansão e interiorização da formação médica no País. A Uninove foi escolhida a partir de critérios desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi avaliado o projeto pedagógico e o plano de infraestrutura da instituição de educação superior.

 

Fonte: Click Guarulhos