UNG promove Campanha de Doação de Sangue

0
312

 

No dia 28 de agosto, a Universidade UNG promoverá a doação de sangue, entre às 9 e 16 horas, no prédio A da unidade Centro de Guarulhos. O responsável pela execução do serviço será o Banco de Sangue Paulista de São Paulo que atua na coleta, processamento e distribuição do sangue para os hospitais cadastrados em seu sistema.

 

sangue-ung

 

O procedimento de doação dura por volta de vinte minutos, sendo retirado em torno de 450 mililitros, conteúdo o suficiente para salvar até quatro vidas. Segundo Lis Lakeis, coordenadora do Departamento de Extensão responsável pela organização da atividade, “é importante mostrar à comunidade que com poucos minutos é possível salvar vidas”, explica.

 

Porém, para doar é preciso atender alguns pré-requisitos, como ter entre 18 e 69 anos; pesar mais que 50 kg no caso dos homens e mais de 53 kg para mulheres; não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano; não ter feito tatuagem ou piercing a menos de um ano; nem estar grávida ou em período de amamentação e não pode ter realizado parto ou aborto nos últimos três meses.

 

Outros critérios são os preparos que antecedem a doação: não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas após a última refeição; dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação e não fumar uma hora antes da coleta.

 

Importante saber que entre uma doação e outra é preciso ter um intervalo mínimo, 60 dias para os homens e 90 para mulheres. Para mais detalhes sobre pré-requisitos e cuidados acesse o site do Banco de Sangue Paulista.

 

Apesar dessas preocupações, é importante lembrar que segundo a Constituição Federal é proibido qualquer tipo de comercialização de sangue e seus componentes, sendo assim a doação não é só uma ação de generosidade, ela é imprescindível.  Afinal, salvar vidas é um gesto que realmente não tem preço.

 

Os procedimentos serão realizados nas salas AT13 e AT11 do prédio A do campus Centro de Guarulhos, localizado na Praça Tereza Cristina, 88, Centro de Guarulhos – SP.