UBS Cumbica deixa de marcar consultas por falta de médicos

0
1020

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Cumbica I está deixando de atender moradores do condomínio Parque Santa Clara, na Vila Alzira, por falta de médicos. Segundo Elizário de Freitas Lopes, de 40 anos, morador do local, sua esposa Sonilda Leão Lopes, 47, não conseguia marcar uma consulta médica desde fevereiro.

ubs-cumbica

“Os atendentes alegam que recebem ordem da Secretária de Saúde para não atender as pessoas que moram no condomínio, devido a UBS não ter condições para atender muita gente”, relatou Freitas. Por fim, a consulta foi finamente agendada neste mês de julho após insistência. “Só conseguimos depois que eu disse que levaria uma reportagem para o local”, disse o porteiro.

Em resposta a pasta informa que a unidade está realizando no momento o cadastro de crianças menores de um ano, gestantes e idosos. Já o motivo dessa priorização se deve ao fato de que a unidade está trabalhando no limite de sua capacidade atualmente. “Para absorver toda essa demanda de novos moradores do recém-inaugurado conjunto residencial, a Secretaria de Saúde já está com concurso público e contratação emergencial em andamento para ampliar o quadro de médicos desta unidade”, informou em nota.

Por fim, a administração esclarece que, apesar do Sistema Básico de Saúde (SUS) ser universal possibilitando as pessoas de serem atendidas em qualquer unidade de saúde, a Atenção Básica segue o critério da territorialização, para facilitar o acesso e permitir que o paciente possa fazer o acompanhamento de sua saúde na UBS mais perto de onde mora.

Reportagem: Gustavo Druzian

Fonte: Guarulhos Hoje