Trilha para observação de pássaros é atração em parques da cidade

0
361

 

A atividade é nova na agenda da Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), mas já está conquistando muitos adeptos. Na manhã desta quinta-feira (8), foi realizada no Bosque Maia mais uma edição do encontro “Observação de Pássaros”. Durante a trilha pelo parque, os participantes avistaram corujas, sabiás-laranjeiras, biguás, bem-te-vis e também conheceram a nascente de água localizada na área de mata fechada.

 

trilha-guarulhos
Foto: Sidney Barros / PMG

 

“Guarulhos possui uma rica variedade de pássaros. Um total de 349 espécies foram registradas na região no último levantamento realizado em 2015”, explica o ornitólogo amador Ramón Dueñas Nuñes que desde 2012 já conseguiu fotografar 70% delas em diversas regiões da cidade. Ramón é o monitor das sessões de observação e ajuda os participantes a encontrarem as aves, tarefa nem sempre fácil em meio à mata fechada.

 

O publicitário Alexandre Roberto Callegares participou pela primeira vez da atividade e relatou a experiência: “É muito bacana e surpreendente encontrar corujas, por exemplo, em um parque localizado em meio a uma cidade grande como Guarulhos. Daí a gente percebe a importância da manutenção de áreas verdes como esta que abrigam tantos animais”.

 

Neste sábado (10) e na segunda-feira (12), a observação de pássaros acontece novamente, a partir das 8h30, no Parque Chico Mendes, que fica na região do Pimentas. A participação é livre e gratuita.

 

Serviço

 

“Observação de Aves”

 

Dias: 10 e 12/6, a partir das 8h30

Local: Parque Chico Mendes

Endereço: Av. José Miguel Ackel, 1.100

Tel.: 2425-6497