Tempo seco em Guarulhos

0
649

 

O calor e tempo seco registrados ontem em Guarulhos deixaram a cidade mais uma vez em estado de alerta com a umidade relativa do ar em 18% no início da tarde. O índice foi registrado às 13h, quando os termômetros marcavam 37°C. De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores de entre 12% e 20% exigem atenção para riscos de complicações alérgicas e respiratórias.

tempo-guarulhos

A meteorologia aponta que a previsão do tempo para a cidade vai se manter em alta durante toda a semana, com temperatura acima dos 30°C. Apesar da possibilidade de pancadas de chuva para o fim da tarde e início da noite de hoje (13), os termômetros podem acusar até 35°C durante o dia, com umidade do ar ainda em alerta.

Em consequência do tempo seco, o ressecamento das vias aéreas leva a doenças como rinite e rinossinusite, assim como a descompensação de asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que diminuem a capacidade respiratória.

O desconforto é sentido pela população. “É difícil de respirar. Tanto dentro de casa quanto na rua. Fica um ar muito pesado tanto dentro de casa quanto na rua. Pra quem enfrente ônibus é mais complicado ainda”, comenta a estudante Luana Carlos Lima. Durante os dias secos os locais fechados devam ser arejados, contato com objetos que acumulam poeira deve ser evitado e aconselham maior consumo de líquido, além de evitar exercícios físicos ao ar livre.

 

Fonte: Guarulhos Hoje