STT mantém painéis que exibem mensagens aos motoristas

1
357

 

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos mantém na cidade sete PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis), cinco deles fixos e dois móveis. Os primeiros painéis informam aos motoristas o tempo de percurso até determinados bairros da cidade, enquanto os móveis geralmente são usados para informar obras, desvios, eventos, inversão de mão e outras informações que se fizerem necessárias.

Os painéis fixos estão instalados nas avenidas Paulo Faccini, Aniello Pratice, Juscelino Kubitschek de Oliveira, um deles no Trevo de Bonsucesso e o último na rua Alberto Ferreira Lopes, que é à entrada da rodovia Fernão Dias para a Vila Galvão. Os móveis estão instalados em reboques.

O sistema dos painéis está integrado à Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG), que conta com diversos recursos que indicam como está o trânsito nas principais vias da cidade. Com isso em mãos, a STT consegue estimar o tempo médio de percurso até determinados locais.

 

stt-guarulhos

Para fazer o cálculo, é determinado o ponto inicial, que é onde o painel fixo está instalado, e os principais destinos a partir daquele ponto, e assim é calculado o tempo médio de deslocamento. A conta é semelhante ao sistema utilizado atualmente nos GPSs dos ônibus. Também são informadas nos PMVs as ocorrências de trânsito e condições de tráfego das principais vias do município, se está bom, intenso, lento ou congestionado.

De acordo com a STT, existem planos para aumentar o número de painéis na cidade, mas ainda está elaborando estudos para uma futura expansão, sem prazos determinados.

 

Fonte: Guarulhos Hoje