Sinal analógico de TV aberta será desligado em 2016

0
707

 

A partir do dia 15 de maio de 2016, Guarulhos mudará completamente para o sinal digital da TV aberta, conforme aviso divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A nova tecnologia dará um fim às transmissões analógicas na cidade.

Os telespectadores do município começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim do sinal analógico da TV aberta a partir do dia 15 de maio deste ano. O alerta será feito através da presença da letra “A”, na tela do aparelho que indica uma transmissão analógica. Na parte inferior da tela, um texto informará que aquela programação somente estará disponível em formato digital a partir de meio de 2016.

 

tv-guarulhos

Neste intervalo de um ano, as pessoas terão que tomar providências para continuar a assistir a TV aberta no novo sinal. Se a televisão é antiga, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa. Caso o aparelho novo contiver um conversor de TV Digital integrado, poderá ser preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso ainda não tenha.

Os 47,8 beneficiários do programa do governo federal, Bolsa Família cadastrados na cidade devem receber até primeiro semestre do próximo ano os equipamentos para poder captar o sinal de TV digital. A proposta é de que as famílias ganhem um conversor com filtro para receber o novo formato de transmissão.

De acordo com a Anatel, esta distribuição fica a cargo da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), vencedora de licitação realizada em 2014.

 

Fonte: Guarulhos Hoje