Semana das Mães disponibiliza orientações e serviços no calçadão da Dom Pedro II

0
314

 

Equipes de profissionais da Prefeitura, instaladas em tendas montadas no calçadão da rua Dom Pedro II (Centro), informaram e orientaram, nesta terça-feira (9), das 9 às 13 horas, a população sobre diversos programas e serviços como reaproveitamento alimentar, enfrentamento ao racismo, violência, tráfico de pessoas, capacitação e geração de renda e auto-estima. Também foram disponibilizados testes de hepatite C, sífilis e HIV, cujos resultados saíam na hora. A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, acompanhou a atividade. A ação integra a programação da Semana das Mães – A Dignidade da Mulher no Mundo Contemporâneo, iniciada na segunda-feira (8) e que se estende ao longo da semana.

 

 

Na quarta-feira (10), a programação inclui diversas atividades no CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta), a partir das 9 horas, como orientação sobre amamentação, autoexame da mama e da vacina HPV, educação dos filhos para igualdade e equidade de gênero, jurídica, migração e tráfico de pessoas, abuso sexual e tortura; apresentações culturais e palestras.

 

A massoterapeuta Solange Cristina de Morais, de 53 anos, realizou o teste de hepatite C, HIV e sífilis na tenda do Serviço de Atendimento Especializado Carlos Cruz. “É muito bom a gente poder fazer e me interessei porque Aids não vem escrito na testa de quem tem ou não”, afirmou Solange.

 

Atento às explicações sobre violência doméstica, o vendedor de lanches Marlon Cardoso da Silva se interessou em conhecer o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), uma das parceiras no evento. “Faço trabalho de ação solidária com minha igreja no Santa Emília e acho interessante levar estas informações para a comunidade. Tem muitas mulheres em sofrimento e muito marido humilhando. Elas não vão atrás e o projeto pode abrir a mente delas, que sofrem por falta de informação”, disse o vendedor casado e de 39 anos.

 

A Semana das Mães é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com as Secretarias da Saúde, Trabalho e Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), subsecretarias de Políticas para as Mulheres, Políticas para Diversidade e da Igualdade Racial, Fundo Social de Solidariedade e Asbrad.