Secretário de Saúde recebe demanda da população na UBS Seródio

0
861

 

Na terça-feira (25), o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, participou de reunião na UBS Seródio, juntamente com a gestora do Departamento de Assistência Integral à Saúde (DAIS), Ana Cristina Kantzos da Silva, para receber a demanda da população e de representantes da saúde local e do entorno, na qual participaram também o líder de governo, vereador Eduardo Carneiro (PSB) e o vereador Sérgio Magnum (PEN).

 

Secretario José Sérgio Iglesias (no centro) Filho atendeu a população. Foto: Alexandre Sone

 

Na ocasião, o secretário de Saúde apontou as deficiências encontradas na Saúde no início da administração atual, como, por exemplo, a inversão na lógica da assistência, com um grande número de atendimentos nos serviços de urgência e emergência e redução de consultas na Atenção Básica.  “Essa foi a primeira característica que nos chamou muito a atenção quando assumimos a secretaria de Saúde. Essa inversão estava acontecendo em Guarulhos, e quando isso acontece é porque tem algo muito errado”, afirmou Sérgio Iglesias.

 

Para reverter essa lógica, o secretário disse que um de seus principais objetivos é fortalecer a Atenção Básica, garantindo acesso a consultas e exames preventivos. Explicou também que, diante da estrutura obsoleta encontrada no Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), teve de agir rápido para melhorar o atendimento nesses serviços.“Diante de todas essas dificuldades, além da cobrança e expectativa do governo Guti, decidimos ter uma ação muito ágil na Urgência e Emergência, com a contratação do Instituto Gerir”, disse.  À frente da administração do Hospital Municipal de Urgências, Hospital Municipal da Criança e do Adolescente e Policlínica Paraventi desde maio passado, o Instituto Gerir foi responsável pelas obras de reforma da primeira fase do HMU, inaugurada no último dia 20.

 

“Essa é a primeira de três etapas que incluem a reforma da parte da Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Enfermarias e UTI. “Hoje já não temos mais problemas de insumos nesses hospitais”, destacou. Sérgio Iglesias também recebeu diversas solicitações da população que utiliza as UBS da região, entre elas o pedido de cadeira odontológica para a UBS Santa Paula, unidade que, segundo o secretário, receberá um dos 12 equipamentos doados ao município pela Unisa (Universidade Santo Amaro).

 

Melhorias na infraestrutura dos serviços e, principalmente, no atendimento médico também fizeram parte das reivindicações, situações que serão equacionadas com o novo planejamento do DAIS e também com a proposta de implantação de um documento norteador, que está sendo construído pelo setor, para que todas as Unidades sigam um único padrão de atendimento, conforme anunciou Ana Cristina.

 

Já o vereador Eduardo Carneiro disse que sua luta, enquanto representante do Legislativo é cobrar e ajudar o Executivo em algumas idéias. “Mas hoje posso dizer que estamos extremamente bem representados na Secretaria de Saúde por esses colegas”, elogiou.

 

Da mesma forma, a moradora da região do Seródio, Edite Rios Mota da Silva ressaltou a melhoria do atendimento na Saúde. “Esperei dois anos para conseguir fazer fisioterapia e acupuntura. Agora precisei novamente, fui chamada muito rapidamente e já estou melhorando da coluna. A gente tem de mostrar o que é feito e o que o serviço deixa a desejar. Acredito muito nessa gestão”, disse.

 

O secretário, por sua vez, esclareceu que expor a visão de trabalho de sua gestão é uma maneira para que, em conjunto, possa chegar a um denominador comum com a população. “Nós não temos receio nenhum de participarmos dessas reuniões. Gostamos, porque eu acho que só assim a gente consegue ter o ouvido da comunidade”, enfatizou.