Saúde cria banco de talentos para ingresso aos cargos de gerente

0
503

 

Para aprimorar os processos de trabalho e qualificar os profissionais para os cargos de gerência, a Secretaria de Saúde criou o Banco de Talentos. Por meio dessa iniciativa, divulgada entre os sete mil servidores da área, os interessados em assumir essa função tiveram a oportunidade de se inscrever para a seleção, através de formulário disponibilizado no site da Prefeitura, durante o mês de fevereiro passado. Nesta quinta-feira (22), os 50 candidatos com maior pontuação irão participar de uma dinâmica de grupo na Faculdade Anhanguera (Macedo), das 9h às 12h.

 

A proposta de implantação do Banco de Talentos foi apresentada no final do ano passado ao Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos), que aprovou a iniciativa. Cinco critérios foram levados em consideração para a pontuação dos candidatos: 1. Formação de nível superior na área da saúde; 2. Especialização em Saúde Coletiva, Saúde da Família ou Saúde Publica; 3. Especialização em Gestão; 4. Mestrado ou Doutorado na área da saúde; 5. Tempo de experiência anterior em gestão.

 

Tanto a dinâmica de grupo desta quinta-feira, como a entrevista pessoal que será realizada com cada um dos classificados, na sexta-feira (23), também na Faculdade Anhanguera, integram a segunda parte da seleção, pela qual serão as observadas as seguintes competências individuais: administração de conflitos, comunicação, liderança, flexibilidade, tomada de decisão e trabalho em equipe.

 

Nessa etapa, já serão selecionados os 30 trabalhadores para participar do curso de Formação de Gerentes em Saúde, que também será estendido para os que já atuam na gerência das unidades. A capacitação contemplará as áreas de vigilância, regulação, atenção básica, financiamento, recursos humanos, questões jurídicas e demais que forem necessárias relacionadas à gestão.

 

Ao término da seleção, os profissionais que alcançarem 75% de presença nos encontros, além de avaliação satisfatória, irão compor o Banco de Talentos da Saúde, que ficará disponibilizado para a gestão. No momento oportuno, na vacância de gerência ou cargo similar, os servidores serão chamados para entrevista referente ao cargo.

 

As escolhas serão realizadas de acordo com as necessidades específicas do cargo e da unidade, condicionadas à aprovação do secretário de Saúde. Os servidores que forem designados para gerência serão avaliados continuamente e permanecerão no cargo por tempo indeterminado, podendo deixar de exercer tal função por decisão própria ou da gestão.

 

Vale destacar que a pontuação e a participação na capacitação não garantem ao trabalhador o direito de assumir o cargo de gerente. A validade desta seleção é de 24 meses a partir da data de conclusão do curso de formação, podendo ser prorrogada por igual período de acordo com a  conveniência da administração pública.