Santa Casa devolverá gestão de UPA`s

0
880

 

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo devolverá nos próximos dias a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João e das policlínicas Maria Dirce e Paraíso à prefeitura de Guarulhos. O motivo é a grave crise financeira que a instituição enfrenta. Segundo o HOJE apurou, na sexta-feira, 10, representantes da entidade estiveram no município em reunião na Secretaria da Saúde para tratar do assunto. A reportagem também apurou que os funcionários que trabalham nas unidades de saúde já foram comunicados sobre o fim do convênio.

Mensalmente a prefeitura repassa R$ 5,9 milhões para a Santa Casa para a administração desses três serviços de pronto-atendimento na cidade. No entanto, atualmente a dívida da entidade chega a cerca de R$ 440 milhões.

upa-guarulhos

No último dia 3, a Santa Casa já havia anunciado a devolução da administração do Hospital Geral de Guarulhos (HGG) à Secretaria de Estado da Saúde. A instituição administrava o hospital desde 2000. Além do HGG, a instituição devolveu ao estado a gestão dos hospitais Penitenciário, na capital; Estadual de Francisco Morato e Estadual de Franco da Rocha; além do Centro Integral em Saúde Mental de Franco da Rocha. Em julho, a entidade já havia deixado de atender os casos de emergências e urgências em seu Hospital Central por falta de condições financeiras.

Em nota a Secretaria de Saúde informou que ainda não há nenhuma definição sobre essa questão e que as unidades permanecem sob administração da instituição. Já a Santa Casa não se manifestou até o fechamento desta edição.

 

Convênio teve início em 2003

 

O convênio entre a prefeitura de Guarulhos e a Santa Casa teve início em 2003 para a gestão da policlínica Maria Dirce. Em 2008 a entidade assumiu a administração da policlínica Paraíso. O objetivo nas duas unidades era o agendamento regular semanal nas especialidades de cardiologia, neurologia e pequenas cirurgias com metas projetadas entre 10 mil e 12 mil consultas de pronto-atendimento, 100 consultas de cardiologia, 50 consultas de neurologia e 100 consultas de cirurgia ao mês para cada policlínica. Já a UPA São João foi inaugurada em dezembro de 2011 já com gestão da entidade em parceria com o município.

 

Fonte: Guarulhos Hoje