Salão do Livro de Guarulhos começa nesta segunda-feira

0
1340

 

A Prefeitura de Guarulhos realiza entre os dias 16 e 25, o 5º Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura, um dos principais eventos literários da região metropolitana, que neste ano acontece no Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo).

 

Nesta edição, o evento faz justa homenagem aos autores João Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus, Antonio Cândido e Eva Furnari, escritores renomados da literatura brasileira, que representam um marco estrutural na produção literária nacional.

 

salao-do-livro-guarulhosfoto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

 

O prefeito Sebastião Almeida lembrou, durante a cerimônia de lançamento do Salão, no último dia 4, que para muitas crianças e jovens, o acesso ao primeiro livro acontece no Salão de Guarulhos, e que isso abre novas possibilidades de busca constante pela leitura: “As pessoas começam a ler e não param mais. O Salão do Livro já faz parte do calendário da nossa cidade, e eu estou convicto de que sua realização no Adamastor vai garantir casa cheia todos os dias e aproximar cada vez mais a população, principalmente as crianças,do mundo da leitura”, comemorou o prefeito Almeida.

 

Realizado em parceria com a Liga Brasileira de Editoras (Libre), o Salão recebe importantes nomes da literatura brasileira, como Ignácio de Loyola Brandão, Laerte, Walcyr Carrasco, Luiz Tatit, Juca Kfouri, Pedro Bandeira, Daniel Munduruku, entre outros.

 

Além de promover a aproximação do público com os autores, o Salão do Livro oferece literatura de qualidade a crianças, jovens e adultos, além de palestras, teatro, contação de histórias e oficinas – um universo cultural que favorece a formação de leitores.

 

As crianças terão uma programação especial, com a participação do ator e escritor Lázaro Ramos, que vai autografar seu livro de poesias Caderno de Rimas do João.

 

Na oportunidade, está prevista ainda a participação de 45 editoras convidadas, entre as quais Pallas, Autêntica, Cortez, Editora 34, WMF Martins Fontes, Giz Editorial e Draco.

Nas últimas quatro edições, o Salão do Livro recebeu mais de 600 mil visitantes e também trouxe a Guarulhos importantes nomes da literatura mundial como o saudoso Ariano Suassuna, Fabrício Carpinejar, Abdulai Silá, António Skármeta, Arnaldo Antunes, Talita Rebouças, Emir Sader, Frei Betto, Gabriel o Pensador, Inês Pedrosa, Marcelo Rubens Paiva, Olgária Matos e Tony Bellotto, entre outros.

 

O 5º Salão do Livro – Cidade Amiga da leitura é um evento aberto a pessoas de todas as idades e a entrada é gratuita.

 

Serviço

 

Quando: 16 a 25 de maio

Horário: Segunda a sexta-feira (das 8h às 22h) sábado e domingo (das 10h às 22h)

Local: Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo Guarulhos)

Programação: Lançamento de livros, encontro com escritores, debates, atividades para jovens, brincadeiras e sessão de autógrafos para crianças, poesia e cinema.

Realização: Prefeitura de Guarulhos

Produção: Libre Editoras

Mais informações: http://salaodolivro.guarulhos.sp.gov.br / facebook.com/salaodolivrodeguarulhos

Entrada gratuita