Sábado terá abertura de cinco UBS e grupo de treino da Saúde

0
126

 

Por conta do feriado de finados, no último fim de semana, o projeto de abertura de Unidades Básicas de Saúde aos sábados será retomado neste dia 11, com o funcionamento de cinco UBS das 8 às 16 horas: Vila Fátima, Novo Recreio, Presidente Dutra, Carmela e Santo Afonso. Da mesma forma, a Secretaria de Saúde dará continuidade ao Grupo de Treino de Corrida e Caminhada do Projeto Movimenta Saúde, com aula grátis à população a partir das 8 horas, no Bosque Maia.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

A abertura de UBS aos sábados integra o pacote emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito Guti em maio passado. Além de consultas médicas e odontológicas, as unidades irão realizar coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, atualizarão carteira de vacinação e as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família, bem como desenvolverão atividades educativas.

 

Grupo de Treino

 

Totalmente gratuito e aberto à população, o Grupo de Treino de Corrida e Caminhada conta com a coordenação de dois educadores físicos da Secretaria de Saúde. Para participar, basta comparecer ao local no horário marcado, onde haverá uma tenda identificada com a faixa do projeto, ou procurar o educador físico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) durante a semana.

 

A iniciativa, que acontece todos os sábados, exceto nos feriados, teve início no último dia 16 de setembro. O objetivo é incentivar as práticas esportivas, tendo em vista que o sedentarismo é o quarto fator de risco de mortalidade no mundo.