Sábado é Dia D de Vacinação Contra a Gripe, Saúde Agora e Movimenta Saúde

0
707

 

No próximo sábado (12), devido ao Dia D de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para intensificar a imunização. Destas unidades, quatro ofertarão atendimentos habituais pelo Programa Saúde Agora, além de ministrar as doses contra a gripe. Enquanto isso, no Bosque Maia, os educadores físicos do programa Movimenta Saúde levam exercícios funcionais e corrida para a população.

 

Dia D de Vacinação contra a Gripe

 

No sábado, a vacinação ocorrerá das 8h às 17h. Devem se vacinar trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças (de 6 meses até menores de 5 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica) e professores. Também estão sendo imunizadas as pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa), bem como funcionários do sistema prisional.

 

As doses contra a Influenza protegem contra o vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. A Campanha segue até o dia 1° de junho em todas as 69 UBS da cidade.

 

Saúde Agora

 

As UBS que vão oferecer assistência pelo Programa Saúde Agora são: Paraventi, Vila Rio, Carmela e Cummins. Dentre os atendimentos que a população poderá encontrar das 8h às 16h ,destacam-se: consultas médicas, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero); testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C; atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família, além de ações educativas e regularização de questões administrativas.

 

Movimenta Saúde

 

Já das 8h às 11h, no Bosque Maia,  os interessados poderão participar da aula de exercícios funcionais e corrida. Para tanto, basta comparecer no local, data e horário marcado, com roupas confortáveis e tênis. O Movimenta Saúde consiste em estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações temáticas em cada mês, as quais abrangem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, todos os sábados são realizadas atividades físicas em diferentes locais da cidade para atender a população.