Raios em Guarulhos

0
478

 

O número de raios que caíram em Guarulhos este ano já equivale a praticamente metade da incidência de raios de 2013, quando 2,9 mil descargas elétricas ocorreram na cidade, de acordo com dados da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat).

 

Se comparado com o ano de 2014, os 1,2 mil raios dos 14 primeiros dias de 2015 já equivalem a 30% dos 4,4 mil do ano anterior.

 

raios-guarulhos

 

A meteorologista Bianca Lobo disse que toda a região metropolitana está sobre forte risco deste tipo de fenômeno.

 

“O calor e a umidade de dias muitos quentes aumentam a formação dessas nuvens de tempestade, que podem atingir Guarulhos. São pancadas de forma isolada em toda região. Inclusive, até terça-feira, 20, o risco de chuva forte é maior por conta de uma frente fria”, disse a especialista à Folha Metropolitana.

 

massagem-cardiaca

 

A maioria das descargas elétricas são fatais. No dia 29 de dezembro de 2014, na Praia Grande, quatro pessoas da mesma família morreram após serem atingidas por um raio enquanto estavam próximo de um quiosque na areia. O caso foi o segundo com o maior número de vítimas simultâneas por conta deste tipo de imprevisto.

 

Na década de 1930, na baixada santista, um incidente similar matou seis pessoas, de acordo com dados do Grupo de Atividade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Fonte: Folha Metropolitana