Projeto em parceria entre a UNG, USP e Colgate (EUA) inaugura sede na UNG

0
397

 

O projeto Latin America Oral Health Association (LAOHA), parceria entre UNG, USP e Colgate, inaugurou no dia 24 de fevereiro a sua sede na Universidade Guarulhos. O programa visa formar pesquisadores doutores de outros países da América Latina ou outras regiões do Brasil, que possam multiplicar esse conhecimento em seus países/regiões de origem.

 

ung-usp

 

“A ideia da Associação surgiu há alguns anos, quando constatamos a escassez de cursos de Doutorado em diversos países da América Latina e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sendo assim, idealizamos juntamente com pesquisadores e executivos da Colgate, principalmente o Sr. Bernal Stewart, diretor de Pesquisa da Colgate Global na América Latina, e com o Prof. Giuseppe Romito da USP/SP um projeto que visava absorver alunos desses países/regiões nos programas de Doutorado da UNG e da USP, ambos avaliados com nota cinco pela CAPES. Esses alunos poderiam então multiplicar o conhecimento adquirido em seus países/regiões de origem, contribuindo assim para o avanço da pesquisa nessas regiões. O projeto será inteiramente financiado pela Colgate (EUA), por meio da concessão de bolsa de estudos para esses alunos”, declarou a Professora Magda Feres, uma das mentoras do projeto, durante a cerimônia de inauguração da sede da Associação na Universidade.

 

A cerimônia contou com a presença da chinela Belén Valdes, primeira aluna contemplada com a bolsa de doutorado pelo projeto.  “Conheci a UNG ainda na graduação. Em contato com a Professora Magda Feres, referência mundial em pesquisa sobre tratamento periodontal, viajei para o Brasil e realizei um estágio nas áreas de microbiologia e periodontia clínica. Depois de um ano voltei ao Brasil e realizei o meu Mestrado na UNG. Sinto-me honrada em ter sido a primeira aluna bolsista selecionada para o doutorado da LAOHA. É uma grande responsabilidade”, revelou a estudante.

 

Além do financiamento das bolsas de pesquisa e um fundo-reserva para que esses alunos possam viajar para apresentar resultados dos seus estudos nos mais importantes congressos da área odontológica, os organizadores salientam que futuramente o projeto poderá abranger outras atividades, como a organização de eventos internacionais e a realização de estudos multicêntricos que envolvam a UNG, a USP e outras instituições de ensino e pesquisa da América Latina.

 

 “A parceria entre a Colgate (EUA), Universidade Guarulhos e Universidade de São Paulo busca estabelecer uma nova filosofia de pesquisa na área de saúde oral  na América Latina. Pesquisar por pesquisar não faz sentido, é necessário ter um objetivo maior, que é ajudar nossa comunidade, nossos pacientes e as nossas Universidades”, anunciou Bernal Stewart, também idealizador dessa parceria.

 

“A união da pesquisa de excelência realizada dentro das Universidades com a Indústria é uma ação relativamente comum nos países desenvolvidos, mas ainda considerada de vanguarda no Brasil. Estamos certos que essa é uma inciativa única que trará benefícios a todos os envolvidos e poderá representar a semente de um projeto maior de expansão da pesquisa e da odontologia clínica de qualidade, embasada em evidências científicas, em toda a América Latina. Agradecemos a Colgate pela parceria”, finaliza Magda.