Programação especial para idosos na UBS Santa Lídia

0
633

A saúde do idoso vai ser destaque nesta terça-feira (16) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Lídia. A unidade preparou uma programação especial para os mais de mil pacientes acima de 60 anos de idade cadastrados na UBS. As dimensões do envelhecer: saúde, segurança e participação social são o tema do evento, que será realizado das 8 às 15 horas, na Associação dos Moradores Desapropriados da Zona Aeroportuária de Guarulhos (Amodezag), situada na rua Maria José Alves, nº 77, no Taboão.

 

idosos-guarulhos

 

Os participantes serão recepcionados com um vídeo gravado por usuários centenários atendidos pela UBS, que darão as boas vindas aos chamados novos idosos e contarão um pouco da história de como foi chegar aos 100 anos. Várias atividades estão programadas para o dia, incluindo café da manhã, atividades manuais, exercícios posturais, de alongamento e relaxamento, aferição de pressão arterial, avaliação e atualização de carteiras de vacinação, orientações quanto ao uso e armazenamento de medicamentos em casa.

 

As pessoas que participarem das atividades físicas ganharão uma camiseta com o desenho de um idoso com alma de jovem. O evento contará com apoio da equipe de enfermagem e da farmácia da UBS, dos agentes comunitários de saúde, do auxiliar e do técnico em saúde bucal, que darão orientações sobre escovação correta dos dentes e distribuirão kits com escova e creme dental, além da fisioterapeuta e do educador físico, que abordarão os meios de fortalecimento muscular e suplementar para diminuir o risco de quedas.

 

Além disso, a programação terá a participação do médico que verificará as alterações da pressão arterial e do índice de massa corporal; nutricionista, que dará orientações de como utilizar o alimento na prevenção e tratamento das doenças degenerativas; assistente social, que abordará os benefícios sociais assegurados às pessoas acima de 60 anos; psicóloga, que vai discutir temas como abandono, exclusão, solidão e importância das interações; e cirurgião dentista, que falará da importância da saúde bucal na terceira idade.

 

A programação do idoso será intercalada por momentos de lazer e descontração, com a promoção de atividades manuais, bingo, sorteio de brindes e massoterapia oferecida pelo Fundo Social de Solidariedade. “Será um dia dedicado à integração social e ao compartilhamento de experiências positivas, quando os idosos que estão com seu quadro clínico sob controle poderão incentivar os demais a aderir ao tratamento para ter uma vida saudável”, explicou o enfermeiro da UBS Santa Lídia, Jefferson Alves Correia Lima.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos