Programa CulturAtiva abre oportunidade para arte-educadores

0
244

 

O lançamento do edital do Programa CulturAtiva para contratação de 120 arte-educadores, que aconteceu na última sexta-feira (26) no Teatro Adamastor, foi marcado, sobretudo, pela reafirmação de uma política pública de transformação social por meio das artes e da cultura.

 

CulturAtiva-guarulhos (1)
Guti falou que a Cultura com esta medida vai subir de patamar na cidade. Foto: Nícollas Ornelas / PMG

Presentes ao evento, o prefeito Guti, o vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Alexandre Zeitune, o subsecretário de Cultura, Adalmir Abreu, e o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, se posicionaram em favor do reparo de uma dívida do município com linguagens que nunca haviam sido contempladas em editais anteriormente.

 

Guti classificou o lançamento do edital como um momento histórico para a cidade. “O trabalho desses arte-educadores vai ao encontro do nosso plano de governo, no que diz respeito à Escola 360, permitindo que as pessoas possam usufruir das escolas permanentemente aos sábados domingos e feriados, para que possam encontrar educação e cultura acessível a todos. Isso é uma grande conquista que vai impactar positivamente na vida das pessoas”, ressaltou.

 

Por sua vez, Alexandre Zeitune falou da importância do debate constante com sociedade, o que gera a conquista de importantes parcerias. Ele também argumentou em favor do potencial transformador das artes. “São os arte-educadores que vão tocar os corações e construir soluções lúdicas para que as pessoas possam encontrar seus caminhos profissionais, isso vai mudar, certamente, o rumo da nossa sociedade”.

 

O subsecretário Adalmir Abreu parabenizou a mobilização de toda a equipe da Secel engajada na concretização desse grande projeto cultural. “Essas são ações que serão revertidas para todo o nosso povo guarulhense, a exemplo de iniciativas como a Orquestra Jovem, que a Prefeitura mantem como um grande símbolo e um patrimônio cultural da nossa cidade”.

 

O Programa

 

O Programa CulturAtiva consiste num ciclo de ações de fortalecimento da cultura guarulhense por meio de um edital de credenciamento de arte-educadores e artistas orientadores, formação de grupos, coletivos e movimentos culturais na cidade, e mostras dos processos colaborativos.

 

CulturAtiva-guarulhos (2)
O programa CulturAtiva foi bem detalhado durante o evento no Adamastor. Foto: Nícollas Ornelas / PMG

De acordo com Tiago, a iniciativa engloba um espectro bastante completo de segmentos contemplados, como a música, hip-hop, dança, teatro, artes visuais, circo, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, cultura popular e arte inclusiva. “Os indígenas, por exemplo, estão incluídos nesse edital, o que é motivo de muito orgulho para todos nós, pois isso caracteriza a construção de uma política pública de base, de formação, para a cultura no município”.

 

Entre os objetivos do edital estão o fomento para a criação de novos grupos artísticos; o estímulo ao intercâmbio cultural; a promoção do acesso à produção e à fruição artística da cidade, entre outros.

 

Quanto às metas que serão alcançadas a partir dessa contratação estão a formação de, no mínimo, 240 grupos culturais, atendimento direto de mais de 10 mil pessoas e indireto de mais de 54 mil pessoas, criação de rede articulada de intercâmbio artístico entre os arte-educadores e a realização de duas grandes mostras culturais na cidade.

 

Calendário

 

O Edital de chamamento para credenciamento de artistas orientadores e/ou arte-educadores publicado no Diário Oficial do Município nº 1619, de 26 de maio, informa que o período de inscrições para o Programa CulturAtiva vai de 12 a 30 de junho.

 

Ainda segundo o edital, entre os dias 5 e 9 de junho, a Secel disponibilizará aos candidatos interessados, plantão de dúvidas para auxílio na formatação de sua inscrição nos termos do presente edital.

 

Uma Comissão Julgadora, composta por servidores da Secretaria e membros da sociedade civil, ficará responsável pela análise e seleção dos projetos. A divulgação dos resultados deve acontecer no dia 28 de julho. A previsão de início das oficinas é no dia 19 de agosto.

 

Mais informações sobre o edital de credenciamento 001/2017, acesse as páginas 24 e 25 do Diário Oficial do Município do dia 26 de maio.  www.guarulhos.sp.gov.br/Diario-Oficial