Programa Busca Ativa

0
728

 

Criado há pouco mais de um ano com a finalidade de localizar munícipes que poderiam receber benefícios sociais, mas que por alguma razão não estão incluídos em programas com esse objetivo, o projeto Busca Ativa já identificou mais de 5 mil famílias nessa situação na cidade.

 

Atualmente, o trabalho concentra-se no bairro Cidade Soberana. Além de agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social que vão a campo para localizar potenciais beneficiários, uma tenda para atender a população está montada na praça Estrela desde o dia 19 de janeiro, e vai permanecer no local até dia 28 de fevereiro.

 

bolsa-familia-guarulhos

fotos: José Luiz/PMG

 

Regina Maria Monteiro da Silva, de 61 anos, é uma das moradoras da região localizadas pela equipe do Busca Ativa que foi até o local para se cadastrar e passar a receber o Bolsa Família. “Antes eu recebia o Renda Cidadã [do Governo do Estado], mas parei faz um ano. Eu não sabia que podia receber o Bolsa Família por causa dos meus bisnetos, que sou eu quem crio”, explica.

 

Segundo Regina, o que ganha com seu trabalho como catadora de materiais recicláveis é muito pouco, e os recursos do Bolsa Família fazem diferença no orçamento. Além de critérios de renda, para receber o benefício, a família tem deobedecer algumas condições, como manter crianças e adolescentes matriculados na escola, garantir a frequência deles às aulas e fazer a vacinação sempre em dia.

 

Outra moradora localizada pela equipe do Busca Ativa é Avaní Borges dos Santos, de 36 anos. “Eles entraram em contato comigo e eu voltei a receber o benefício, que tinha sido suspenso”, conta. Mãe de dois filhos, uma menina de 16 anos e um menino de 12, Avaní explica que não tem emprego fixo, faz trabalhos eventuais como diarista e o marido é pedreiro. Para a família, o benefício ajuda bastante no orçamento.

 

O trabalho do Busca Ativa não se limita à localização de possíveis beneficiários do Bolsa Família, que registra mais de 47 mil inscritos em Guarulhos. As equipes fazem a inserção no Cadastro Único (CadÚnico), necessário para as famílias terem acesso a uma série de outros serviços, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos na conta de luz, e prioridade em programas como Projovem, de capacitação profissional para jovens e adolescentes, entre outros.

 

Além do Cidade Soberana, o Busca Ativa já atendeu em bairros como Cumbica, Presidente Dutra, Ponte Alta, Continental, Taboão, Cabuçu, Cocaia, Tranquilidade e Itapegica.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos