Profissionais do Mais Médicos deixam Guarulhos

0
433

Guarulhos perdeu ontem mais 10 profissionais do programa Mais Médicos. Eles retornaram ao país de origem por conta do término das atividades. No mês passado, outros 10 médicos já haviam deixado a cidade pelo mesmo motivo.

medicos-cubanos-guarulhos Foto: Jarbas Oliveira/Folhapress

Desde a chegada dos primeiros profissionais do Mais Médicos à cidade, em setembro de 2013, foram registradas 17 baixas até o momento, entre desligamentos e abandono. Agora a cidade conta com 1.300 médicos, sendo 39 profissionais dos programas Mais Médicos e Provab.

A expectativa é que alguns desses profissionais que deixarão a cidade sejam substituídos através de um edital que o Ministério da Saúde divulgou no mês passado. A medida faz parte das ações da pasta de ampliar a participação de médicos brasileiros no programa federal, em substituição dos profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Ao todo, são 1.004 novas vagas em 462 municípios, sendo 838 ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outras 166 relativas às reposições de desistentes. No estado de São Paulo, os brasileiros terão à disposição 121 vagas, distribuídas em 33 municípios – incluindo Guarulhos. Além disso, do total de vagas, cerca de 40% estão localizadas no Nordeste (404). O Sudeste é segunda região com maior oferta – 331 vagas, 33% do total. Já as regiões Centro-Oeste, Norte e Sul, ofertam respectivamente, 75, 79 e 115 oportunidades.

Reportagem: Rosana Ibanez

Fonte: Guarulhos Hoje