Professores da rede municipal visitam Horto Florestal

0
410

 

Quatro turmas de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Celso Furtado participaram nesta terça-feira (14), de uma visita monitorada ao Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx, localizado na região do bairro Água Azul. A atividade foi um preparatório para a retomada do projeto Horto na Escola, que acontece neste sábado (18), com a reinauguração do parque.

 

 

Durante o passeio que teve cerca de duas horas de duração e incluiu trilha com 1,2 km de extensão, os participantes conheceram partes do parque que possui 32 mil metros de área verde e conta com Centro de Educação Ambiental, estufa, lago e mina de água em recuperação.

 

 “Por questão de logística, não podemos receber aqui todos os alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade, por isso apostamos também na formação de professores como agentes multiplicadores e está sendo muito bom poder voltar a recebê-los aqui. Nosso objetivo é conscientizá-los sobre a grave situação em que o planeta se encontra, principalmente em relação aos recursos hídricos, e sobre a importância do reflorestamento na reversão desse quadro para que, dessa forma, o conhecimento se espalhe e as crianças e seus familiares se engajem nessa missão”, explica a bióloga, Marcia Pinto.

 

Para o professor Vladimir Ferreira, a iniciativa é muito bem-vinda. “Acredito que este trabalho do Meio Ambiente em parceria com a Educação vai render ótimos frutos. É importante também que as crianças vejam os resultados para que elas possam se empolgar com o projeto”, afirmou.

 

Como continuidade das atividades, no próximo dia 22, Dia Mundial da Água, a EPG Celso Furtado enviará alunos de sete turmas para participar de palestras e realizar plantio de sementes de árvores em recipientes plástico chamados tubetes. De acordo com a bióloga Marcia, a escola foi a primeira a ser escolhida para participar da atividade “pois já realiza um trabalho diferenciado na questão ambiental e grande interesse na arborização da sua área interna e arredores”.

 

 

Reinauguração

 

Marcada pra este sábado (18), a partir das 9 horas, a reinauguração do Horto Florestal de Guarulhos marca a retomada do projeto Horto na Escola. A ocasião será marcada com cerimônia budista, palestra com técnico da Cetesb, atividades com escoteiros e o plantio de 40 mudas de espécies nativas com a participação de 80 crianças de uma escola particular de educação infantil da região.

 

 

Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx

 

Inaugurado em 1977, a partir de 1981 o Horto Florestal de Guarulhos (Estrada do Morro Grande, s/n° ) passou a funcionar como fornecedor de mudas de árvores e forrações para as praças, parques e canteiros das avenidas  da cidade. Atualmente no local, há cerca de 20 mil mudas de árvores nativas prontas para o plantio.

 

Antes chamado apenas de Horto Florestal de Guarulhos, a extensão Reserva Biológica Burle Marx foi acrescentada em 1996, em homenagem ao renomado artista plástico, arquiteto e paisagista brasileiro falecido em 1994.