Professores da Rede Municipal participam de curso em Chicago

0
472

 

Três professores da Rede Municipal já estão com as malas prontas e viajam neste sábado (24) para a cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, eles participam do curso “Metodologia de Pesquisa Lesson Study”, oferecido pela Fundação Lemann, entidade responsável pelo assessoramento pedagógico das Escolas da Prefeitura de Guarulhos.

 

 

Rogério da Matta Pereira, da EPG Gianfrancesco Guarnieri, Elen Graciele Martins, da EPG Paulo Autran, e Adriana Pereira da Silva, da EPG Hamilton Félix, foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado pela Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) atendendo a alguns requisitos, como habilitação plena em Matemática. Além do curso, toda estadia, refeição e transporte serão custeados pela Lemann.

 

Para o professor Rogério da Matta, a expectativa de aprendizagem e de compartilhamento de experiências com os outros profissionais é muito grande. “Acho extremamente importante aprofundar o trabalho de pesquisa e estudo de metodologias e experiências exitosas para o processo de ensino de matemática, como neste caso do workshop, e da educação como um todo. Estou feliz e honrado em ser contemplado pela Secel com esta oportunidade juntamente com outras duas colegas da rede. Neste momento o sentimento é de gratidão e fortes expectativas”, concluiu.

 

O curso “Metodologia de Pesquisa Lesson Study” oferece aos participantes uma perspectiva de trabalho pedagógico constituída por quatro etapas, envolvendo o seu planejamento, a sua execução, análise posterior e retomada do plano, com fins de aprimoramento da proposta inicial.

 

 “A oportunidade de estudar a metodologia Lesson Study em Chicago, com professores que estudam e pesquisam profundamente o tema, é única. A riqueza de informações que poderemos obter é imensa. Tenho certeza que essa imersão em estudo e pesquisa será muito proveitosa”, destacou a professora Elen Graciele.

 

Uma peça fundamental para a seleção desses profissionais foi a parceria firmada no ano passado entre a Secel e a Fundação Lemann, para que os professores da Rede Municipal ampliem os seus conhecimentos através das formações continuadas, para a melhoria do desempenho e aprendizagem dos alunos.

 

A professora Adriana Pereira, revela que está muito entusiasmada com o fato de ter sido selecionada pela Fundação Lemann para conhecer como funciona a Lesson Study na prática, e consequentemente em participar e construir as adaptações a essa forma de trabalho no país.

 

“Nós, professores, sempre pedimos participação na construção de ferramentas de aprendizagem, aliando nossa experiência de sala de aula ao que há de mais completo em pesquisas. Iniciar esse processo no ensino da matemática é imprescindível, pois faz parte do nosso cotidiano. Representar nossa rede de ensino é uma honra, pois há muitos trabalhos incríveis sendo desenvolvidos em nossas escolas e, com a oportunidade de adaptar a “Pesquisa de Aula”, esses trabalhos serão potencializados”.

 

No retorno ao Brasil, Adriana, Elen e Rogério serão multiplicadores de algumas das práticas e atividades elaboradas nos EUA, compartilhando essa experiência com os demais colegas da Rede Municipal.