Professora do curso de Psicologia da UNG lança livro em São Paulo

0
292

 

No dia 24 de junho, às 16h, a professora do curso de Psicologia da Universidade UNG, Hebe de Camargo Bernardo realizará o lançamento de seu livro intitulado Aspectos psicossociais, históricos e culturais da obra de Portinari, da editora Novo Horizonte. A solenidade será realizada na Livraria Cultura, localizada na Avenida Palestra Itália, 500, em, São Paulo.

 

psicologia-e-arte-ung

 

O livro descreve as possíveis relações entre psicologia e arte dentro de uma análise da obra de Portinari. Os capítulos perpassam pela vida do pintor, a obra social dele durante o período da construção da pintura, os trabalhadores do café, entre outros momentos importantes. Também é feita uma interpretação da obra por meio da Gestalt uma abordagem da Psicologia. Os capítulos, inclusive, apresentam a pintura social dentro do contexto universal.

 

Para a professora Hebe de Camargo, tratar esse tema é de grande relevância, pois o livro tem conotação social abordando os trabalhadores do café de Candido Portinari. “O livro trata de algumas fases do campo psicossocial, entre Portinari, e como estabelecia sua visão em relação à arte neste período da vida. Os aspectos culturais, que tem a ver com a psicologia social e o contexto histórico de algumas regiões como São Paulo, na década de 1930, por exemplo. Tempo em que as obras de cunho social aparecem”, explica a escritora.

 

Hebe de Camargo Bernardo é psicóloga graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, com especialização em Comunicação, Arte e Educação pela Faculdade Paulista de Arte e Mestrado em Artes pela UNESP. Tem experiência em psicologia com ênfase em comunicação, arte e educação.

 

Serviço

 

Lançamento do livro: Aspectos psicossociais, históricos e culturais da obra de Portinari

 

Autora: Hebe de Camargo Bernardo

Dia: 24 de junho

Horário: 16h

Local: Avenida Palestra Itália, 500, São Paulo

Entrada gratuita