Professora de Guarulhos prepara alunos que querem fazer intercâmbio

0
456

Se depender da professora Juliana Munhoz dos Santos, fazer um intercâmbio será uma meta possível para qualquer aluno da rede estadual de São Paulo. Desde o início do ano, ela está à frente de encontros virtuais e workshops com alunos interessados em participar de seleções. O principal foco é o programa Jovem Embaixador, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, e que todos os anos leva 50 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a uma temporada em Washington D.C.

intercambio-guarulhos

Além do papel de educadora, Juliana também tem experiência no assunto. Em janeiro, ela foi selecionada para acompanhar o grupo de jovens em atividades culturais, visitas a escolas norte-americanas e palestras com líderes políticos e ONGs. Ao retornar ao Brasil, decidiu estimular e mostrar o ‘caminho das pedras’ a alunos e professores.

Nesses encontros é detalhado todo o processo de inscrição: ficha cadastral, redação e conhecimento de um segundo idioma. Atividades voluntárias também somam pontos e devem ser relatadas obedecendo uma série de critérios. Por enquanto, os workshops são realizados em Guarulhos, mas quem quiser pode participar por hangout.

“Existia muita desinformação a respeito do programa. Todos acreditavam ser quase impossível. Mostro que, com tempo, é possível se preparar para a seleção. Muitos saem empolgados não só para se inscreverem, mas para realizar algum projeto social e contar aos colegas como participar. Espero que tenhamos cada vez mais Jovens Embaixadores da rede estadual”, conta Juliana.

Jovem Embaixador está com inscrições abertas

 

O programa jovem embaixador está com inscrições abertas até o dia 19 de agosto. Para se inscrever o aluno deve acessar o site da embaixada (http://www.programajovemembaixador.com.br/precadastro/). O aluno deve realizar trabalho voluntário comprovado há mais de um ano, ter excelente desempenho escolar, estar matriculado na rede pública e ser um exemplo na comunidade.

Fonte: Click Guarulhos