Prefeitura realiza Semana das Mães com várias atividades

0
286

 

A Prefeitura promove a Semana das Mães – A Dignidade da Mulher no Mundo Contemporâneo na próxima semana, de 8 a 13 de maio, com vários workshops e atividades como palestras, exposições, dinâmicas, apresentações culturais, e ainda a disponibilização de alguns serviços. As ações serão realizadas no calçadão da rua Dom Pedro II (Centro), CEU Ponte Alta, CEU Cumbica, Terminal Urbano Pimentas e Restaurante Popular “Josué de Castro” (Taboão). A abertura acontece nesta segunda-feira, dia 8, às 8 horas, no Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), com a palestra “Resgate da dignidade da vida e o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa”, ministrada pela jornalista e escritora, Uuka Idi.

 

semana-das-maes-guarulhos

 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), o evento é voltado para as mães em geral, além das usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos das Secretarias de Saúde, Trabalho, Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), SDAS, subsecretarias de Políticas para Mulher, Políticas para Diversidade e da Igualdade Racial, Fundo Social de Solidariedade e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad). Todos estes órgãos são parceiros da Semana da Mãe.

 

De acordo com a secretária-adjunta, Claudia Papotto, a Semana das Mães vai tratar do empoderamento da mulher – que é mãe, profissional e dona de casa -, para uma sociedade mais justa e fraterna. O objetivo, segundo Claudia, é desenvolver ações que vão ao encontro das necessidades reais das mães. “Mulheres do município de Guarulhos, ao longo dos últimos 16 anos, tiveram o Dia das Mães sempre pensado como um dia apenas festivo. No nosso governo, o Dia das Mães também é um dia para refletir sobre questões que impactam diretamente na vida dessas mulheres, como por exemplo, as mães com os filhos desaparecidos e mães que sofrem violências domésticas”, explicou a secretária-adjunta.

 

As participantes receberão informações e orientações sobre trabalho e renda, saúde, assistência social, jurídica, educação dos filhos, papel da mulher, auto-estima, qualidade de vida, enfrentamento de violência, amamentação, racismo, reaproveitamento de alimentos na culinária, entre outros.

 

“A Semana das Mães será para denúncia e reflexão sobre como está a mulher mãe no município.  Será uma oportunidade de refletir e desenvolver políticas públicas, apresentando-lhes seus direitos e programas existentes, que muitas mães não têm conhecimento, a fim de melhorar a vida dessas mulheres”, afirmou a gestora.

 

Confira abaixo a programação:

 

Dia 8 – 2ª feira – a partir das 8h Abertura e palestra “Resgate da dignidade da vida e o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa” – com jornalista e escritora, Uuka Idi. Apresentação de Poesia: Empodere Maria, com a arte educadora Angélica Torres. Apresentação Musical: Andreia Balbino (voz) e Rick Udler (violonista). Apresentação da presidente e fundadora da ONG Mães da Fé, Ivanise Santos, que falará sobre filhos desaparecidos. Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

 

Dia 9 3ª feira – a partir 9 horas – Testes de hepatite C, consultorias com psicólogas, assistentes sociais e advogados (orientação jurídica), orientações sobre segurança alimentar (Saúde com Casca e Tudo), enfrentamento do racismo, tráfico de pessoas. Emissão de documentos e informações sobre programas de capacitação, e de geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT e Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: Tenda no calçadão da rua Dom Pedro II (Centro)

 

Dia 10 4ª feira – a partir das 9 horas – Orientação sobre amamentação, autoexame da mama e da vacina HPV, educação dos filhos para igualdade e equidade de gênero. Consultorias com psicólogas, assistentes sociais e advogados (orientação jurídica), orientações sobre segurança alimentar (Saúde com Casca e Tudo), discussões sobre relações raciais, orientação sobre migração e tráfico de pessoas, abuso sexual e tortura. Emissão de documentos e informações sobre programas de capacitação e geração de renda. Orientação sobre abuso sexual e tortura. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta)

 

Dia 11 5ª feira – a partir das 9 horas – Oficinas sobre amamentação, orientação da vacinação de HPV e autoexame da mama. Educação dos filhos para a igualdade e equidade de gênero, orientação sobre segurança alimentar (Saúde com Casca e Tudo). Discussões sobre violência com crianças e adolescentes, tráfico de pessoas e mulheres presas. Emissão de documentos e informações sobre programas de capacitação e geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT. Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: CEU Cumbica (avenida Atalaia do Norte, 544, Jd. Cumbica)

 

Dia 12 6ª feira – a partir das 9 horas – Oficinas sobre amamentação, orientação da vacinação de HPV e autoexame da mama. Educação dos filhos para igualdade e equidade de gênero, orientação sobre segurança alimentar e reaproveitamento de alimentos, registro de situações, incluindo o racismo. Orientações sobre migração e tráfico de pessoas. Discussão sobre violência com a criança e adolescentes, tráfico de pessoas e mulheres presas; emissão de documentos (Carteira de Trabalho) e informações de programas de capacitação e de geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT. Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: Terminal Urbano – Pimentas (estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 4.494, Jd. Albertina)

 

Dia 13 sábado – 9 horas – Exposição de telas de mulheres negras. Em seguida, solenidade de encerramento e almoço. Local: Restaurante Popular “Josué de Castro” (rua Adolfo Noronha, s/nº, Taboão)